Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Carla Adriane Lopes Gomes Navas Universidade Estadual de Londrina, UEL
  • Margarida de Cássia Campos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Avaliação Formativa, Portfólio.

Resumen

Esse artigo apresenta uma proposta interativa e criativa sobre o uso do Portfólio no Ensino de Geografia. O objetivo principal é construir e reconstruir o Portfólio como um instrumento de avaliação formativa, autoavaliação e/ou recuperação paralela do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. A avaliação formativa é aquela que ajuda o educando a aprender e a se desenvolver, ou seja, o docente pode e deve acompanhar todos os passos de seus educandos durante o processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-los no percurso escolar a fim de contribuir para que todos possam alcançar, com sucesso, as aprendizagens pretendidas. Partindo desse princípio, a avaliação formativa é um ponto de partida para as novas aprendizagens, ou seja, integra-se na perspectiva de um ensino diferenciado. Nesse caso, é através da construção do portfólio, que o docente terá possibilidades de acompanhar o desenvolvimento do raciocínio geográfico, por meio das relações possíveis entre o conhecimento científico da ciência geográfica e os saberes cotidianos construídos pelos alunos. Sendo assim, este estudo propõe a metodologia da pesquisa – ação como uma alternativa para a articulação entre a teoria e a prática. Essa escolha integra os objetivos de se desenvolver uma investigação científica e a necessidade de se vivenciar na prática o uso do portfólio como um instrumento de avaliação formativa no ensino de Geografia.  

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Biografía del autor/a

Carla Adriane Lopes Gomes Navas, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Geógrafa. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Educação: Atendimento às Necessidades Especiais pela UNIVALE. Professora da Rede Pública Estadual de Londrina-PR.

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta A do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Citas

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Publicado

2014-11-18

Cómo citar

Navas, C. A. L. G., & Campos, M. de C. (2014). Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 123–139. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285

Número

Sección

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