Da duplicação da Rodovia PR-445 ao processo de metropolização de Londrina/PR: estratégia de integração territorial

Autores/as

  • Wagner Eikiti Suzuki da Cunha Universidade Estadual de Londrina, UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20277

Palabras clave:

Metropolização, Infraestrutura de transportes, Londrina.

Resumen

Nas últimas décadas, a intensificação das técnicas no espaço geográfico somado a internacionalização do capital ampliaram significativamente o emaranhado das dinâmicas regionais, impulsionados pelo movimento das concessões dos equipamentos públicos, tanto no Brasil quanto no Estado do Paraná. Até recentemente, a insuficiência de planos infraestruturais para o desenvolvimento regional do Paraná refletiram paulatinamente na polarização econômica de alguns centros urbanos em detrimento de outras regiões do Estado, o qual resultou em uma grande descontinuidade territorial. Tal fato contribuiu para a constituição da rede urbana paranaense fragmentada, e doravante, condições de diversas ordens possibilitaram importantes processos em cidades principais de uma aglomeração urbana, dotando-as de atividades similares àquelas presentes em metrópoles, como é o caso de Londrina-PR, tendo em evidência a rede ferroviária, rodoviária, aeroportuária, de telecomunicação e informação. Dentre essas infraestruturas, destacamos a duplicação da(s) rodovia(s) PR-445 e BR-376, enquanto base física de escoamento de produtos e pessoas. Por conseguinte, o trabalho tem por objetivo propor uma reflexão do processo de metropolização de Londrina frente aos novos investimentos do governo do Estado no que concerne a integração da Região Metropolitana de Londrina (RML) à Curitiba - capital do Estado do Paraná.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Eikiti Suzuki da Cunha, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. PIBIC/Fundação Araucária. Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e da Saúde (LEURS).

Citas

BARAT, J. Infraestruturas de logística e transporte: análise e perspectivas. In: SILVEIRA, M. R. (org.). Circulação, transporte e logística: diferentes perspectivas. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

BRASIL. Ministério dos Transportes. PAC – melhorias no setor de transporte. 2014a. Disponível em: <http://www.transportes.gov.br>. Acesso em: 29 jun. 2014.

BRASIL. Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Transportes. 2014b. Disponível em: <http://www.pac.gov.br/transportes>. Acesso em: 29 jun. 2014.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). Evolução da Malha Rodoviária. 2014. Disponível em: <http://www.dnit.gov.br/planejamento-e-pesquisa/planejamento/evolucao-da-malha-rodoviaria>. Acesso em: 26 jun. 2014.

FERERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES DO ESTADO DO PARANÁ (FETROPAR). Richa confirma projeto de duplicação da PR-445 de Londrina a Mauá da Serra. 2013. Disponível em: <http://www.fetropar.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11785:richa-confirma-projeto-de-duplicacao-da-pr-445-de-londrina-a-maua-da-serra-&catid=322:estradas&Itemid=100196>. Acesso em 30 jun. 2014.

FRESCA, T. M. Deslocamentos pendulares na Região Metropolitana de Londrina: uma aproximação. Revista Geo UERJ. Rio de Janeiro, v.1, n.23, 2012. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2012.3706

GAZETA DO POVO. Vida e cidadania. Duplicação na PR-445 deverá ter dois pedágios. 2014. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1447657>. Acesso em: 39 jun. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades: Paraná. 2014. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?lang=&coduf=41&search=parana>. Acesso em: 29 jun. 2014.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Infraestrutura Econômica no Brasil: Diagnósticos e Perspectivas para 2025. Brasília: Ipea, 2010.

PARANÁ. Sistema Estadual de Legislação. 2014a. Disponível em: <http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/entradaSite.do?action=iniciarProcesso>. Acesso em: 29 jun. 2014.

PARANÁ. Agência de notícias. Novo viaduto da PR-445, em Londrina, é liberado para tráfego. 07 jul. 2014b. Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=81217&tit=Novo-viaduto-da-PR-445-em-Londrina-e-liberado-para-trafego>. Acesso em: 07 jul. 2014.

PARANÁ. Departamento de Estradas de Rodagem. BR-376 - Rodovia do Café – história e curiosidades. 2014c. Disponível em: <http://www.der.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>. Acesso em: 07 jul. 2014.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. 4. ed. 7. reimpr. São Paulo: Edusp, 2012. 384 p.

______. A urbanização brasileira. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Edusp, 2009. 174 p.

______. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5. ed. 1. reimpr. São Paulo: Edusp, 2013.

SARTINI, G. Rodonorte inicia obras de duplicação da BR-376. A rede. 2014. Disponível em: <http://arede.info/ponta_grossa/rodonorte-inicia-obras-de-duplicacao-da-br-376/>. Acesso em: 30 jun. 2014.

SUPRANI, R. O. F. O investimento em Infraestrutura: desenvolvimento, comércio exterior e o caso brasileiro. 2012. 260 fls. Dissertação (Mestrado em Economia Política Internacional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

WACHOWICZ, Ruy Christovam. Norte Velho, Norte Pioneiro. Curitiba: Vicentina, 1987.

Publicado

2014-11-19

Cómo citar

Cunha, W. E. S. da. (2014). Da duplicação da Rodovia PR-445 ao processo de metropolização de Londrina/PR: estratégia de integração territorial. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 02–18. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20277

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.