PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIR: 15 ANOS FORMANDO MESTRES E DOUTORES NA AMAZÔNIA.
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44869Keywords:
Políticas Públicas, Agências de Fomento, EgressosAbstract
O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR) iniciou suas atividades em 2006 com a primeira turma de Mestrado e em agosto de 2016 foi o precursor na implantação do Curso de Doutorado na Região Norte. O PPGG/UNIR tem-se destacado na região Amazônica, inicialmente pelo Curso de Mestrado com o público predominantemente rondoniense, assim como de outros estados amazônicos: Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. O objetivo foi analisar os impactos das políticas públicas para a formação dos Mestres e Doutores em Geografia da Unir. O Método do Materialismo Histórico Dialético foi à lente para enxergar e compreender quais das políticas públicas educacionais vigentes para o Programa estão contribuindo para a formação dos Egressos dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Geografia da UNIR. A metodologia empregada para o alcance do objetivo foi a revisão bibliográfica, pesquisa documental e o acesso ao banco de dados da Secretaria do PPGG/UNIR. Podemos concluir que o PPGG/UNIR vem se destacando pela formação de recursos humanos com base científica e geográfica de alto nível na Amazonia, bem como inserindo geógrafos pesquisadores em várias instituições públicas e privadas do Estado de Rondônia e também em outros estados da Região Norte.Downloads
References
ARANHA, M. L. (2006). História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna.
BOTH, Ivo José. Avaliar a universidade é preciso: agente de modernização administrativa e da educação. In: SOUZA, Eda C. B. Machado (org). Avaliação Institucional. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1999. 244 p.
CURY, C. R. J. “Quadragésimo ano do parecer CFE nº 977/65”. Revista Brasileira de Educação, ANPED, n. 30, p.7-20, set/dez – 2005.
CURY, C. R. (Set./ Out./Nov./Dez de 2005). Quadragésimo ano do parecer CEF nº 977/65. Revista Brasileira de Educação , p. 21.
DANTAS, Eustógio Wanderley Correia. A Volta aos Periódicos. Revista da ANPEGE, v. 7, n.1, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. edição. São Paulo : Atlas, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. – 4. – 12. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.
HAESBAERT, Rogério. Região, diversidade territorial e globalização. GEOgraphia (UFF) , Niterói, v. 1, n.1, p. 15-39, 1999.
LAKATOS, Eva Maria.; Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. – 6.ed. – 7. reimpr. – São Paulo: Atlas 2009.
MASETTO, M. (Org.). Auto-avaliação em cursos de pós-graduação: Teoria e Prática. 1ed. Campinas: PAPIRUS, 2004.
MINAYO, M. C. S.. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 621-626, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Plano Nacional de Pós Graduação (1975- 1979). Brasília, 1975.
NOGUEIRA, M. A. (2004). Universidade, conhecimento e opinião. Acesso em 11 de 02 de 2020, disponível em : <http://www.acessa.com/gramsci/?id=3 8&page=visualizar>
PAES, Maria Tereza; CORREA, Antonio Carlos de Barros; MARAFON, Gláucio José. Documento de Área: Área 36 – Geografia. Ministério da Educação (MEC). Coordenação de Avaliação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Avaliação (DAV), 2019.
PENA, R. A. (s.d.). https://brasilescola.uol.com.br/geografia/categorias-geografia.htm. Acesso em 11 de setembro de 2020, disponível em "Categorias da Geografia"; Brasil Escola. .
PENA, Mônica Diniz Carneiro. Acompanhamento de egressos: análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro. Educação Tecnológica, Belo Horizonte, v.5, n.2, p. 25-30, jul./dez. 2000. Disponível em: http://www2.cefetmg.br/dppg/revista/arqRev/revistan5v2-artigo.pdf
ROMERO, A. (julho de 2011). O Sentido da Reforma: O Estatuto Da Universidade. História da educação: intelectuais, memória e política/Dermeval Saviani . Campinas, SP.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. v. 1. 319p.
SPOSITO, E. S. (2004). Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP.
SILVA, J. B. e DANTAS, E. W. C. A pós-graduação em Geografia no Brasil: uma contribuição à política de avaliação. Revista ANPEGE, São Paulo, 2005.
TREVISOL, J. V. O ensino superior no Brasil: políticas e dinâmicas de expansão (1991 - 2004). Roteiro , 34 (n. 2), 2009, 215-242.
R. Um novo senhor da Educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do Capitalismo. Disponível em:. Acesso em: 22 fev. 2017.
VELLOSO, Jacques. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de Pós-Graduação. Cadernos de Pesquisa. v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Geographia Opportuno Tempore
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado