Estranhamentos necessários em “Introdução às Ciências Ambientais: Autores, Abordagens e Conceitos de uma Temática Interdisciplinar”

Authors

  • Francisco Sousa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.42001

Keywords:

ciências ambientais, interdisciplinaridade, identificar autores.

Abstract

"Introdução às Ciências Ambientais: Autores, Abordagens e Conceitos de uma Temática Interdisciplinar" é um livro publicado pela editora Appris em 2020. Escrito por José Augusto Drummond e Cristiane Gomes Barreto, tem a proposta de identificar autores, conceitos e temas das ciências ambientais partindo da afirmação de que o fazer científico dessa área é necessariamente interdisciplinar. Analisando criticamente, averiguou-se se a obra cumpre com o objetivo de permitir que os interessados em ciências ambientais, vindos de outras áreas, possam ter um pano de fundo comum para discussão. Por fim, há uma série de sugestões e pequenas correções de que a obra carece.

Author Biography

Francisco Sousa, Universidade de Brasília

Atualmente cursando Ciências Sociais na Universidade de Brasília, com interesse nas áreas de Antropologia da Natureza, Antropologia Ecológica, História Ambiental e Cerrado. Integra o Grupo de Ensino e Pesquisas Americanistas (GEPAm / Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA). Técnico em edificações pelo Instituto Federal Goiano - Campus Trindade. Experiência com levantamento de preços, orçamentos (orçafascio e excel) e realização de ensaios em laboratório. Estágio realizado em 2017 no Departamento de Engenharia do município de Trindade. Iniciação científica nas áreas: analise laboratorial de combustíveis; analise qualitativa de material didático. Integrou o Grupo de Pesquisa em Química (Instituto Federal Goiano - IF Goiano).

References

BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais: a longa duração. In: Escritos sobre a história. 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
DECROLY, Jean-Ovide; VERMEYLEN, Guillaume. Sémeiologie psychologique de l’affectivité et particulièrement de l’affectivité enfantine. In: Volume jubilaire publié à l’occasion de l’anniversaire de la fondation de la Société de médecine mentale de Belgique. Gand et Bruxelles: Imprimerie médicale et scientifique, 1920.
INGOLD, Tim. Humanidade e Animalidade. Tradução: Vera Pereira. Companion Encyclopedia of Anthropology, Londres, Routledge. 1994.
MORAN, Emilio Frederico. Meio ambiente e ciências sociais: interações homem-ambiente e sustentabilidade. São Paulo: Senac, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: B. Sousa Santos e Edições Afrontamento, 2010.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Published

2021-03-11

How to Cite

Sousa, F. (2021). Estranhamentos necessários em “Introdução às Ciências Ambientais: Autores, Abordagens e Conceitos de uma Temática Interdisciplinar”. Geographia Opportuno Tempore, 6(2), 119–124. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.42001

Issue

Section

Resenhas