PAISAGEM RELIGIOSA: UMA ANÁLISE DA GRUTA DO MONGE JOÃO MARIA EM VENTANIA-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31895Abstract
Os estudos na Geografia da Religião contribuem para a compreensão da criação de locais sagrados e como os mesmos se configuram espacialmente por meio de símbolos e paisagens que expressam a cultura religiosa assim como a identidade de um grupo de fieis. O objetivo desta pesquisa é a analisar a paisagem religiosa da Gruta do Monge João Maria no município de Ventania – PR. Para isso, primeiramente discute-se o conceito de espaço geográfico e paisagem, e posteriormente a paisagem religiosa com base nas construções arquitetônicas e nas prospecções pelos sentidos. Metodologicamente esta pesquisa foi realizada com pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. Os símbolos criados e colocados no espaço da Gruta do Monge criam uma paisagem religiosa, isto não apenas no aspecto visual, mas na percepção corporal, onde verifica-se a grande necessidade de buscarem por meio da religião um contato com o transcendente, e isso consequentemente é expresso pelas paisagens que permite-nos sentir e notar as ações humanas por meio de símbolos sagrados que se configuram no espaço.
Downloads
References
COSTA, Otávio José Lemos. Hieópolis: O Significado dos Lugares Sagrado no Sertão Cearense. In. ROSENDAHL, Z. (Org.) Trilhas do Sagrado. Rio de Janeiro: UERJ, p.35-60, 2010.
FRAGA, Nilson Cezar, [et.al.]. Caminhos e Territórios Desenhados a Partir da Passagem do Monge João Maria de Jesus pelo Território do Norte Paranaense no Século XIX e XX. In Fraga, N. C. (Org.) Contestado em Guerra: 100 anos de massacre insepulto do Brasil -1912 – 2012. Florianópolis: Insular, p.45- 75, 2012.
GIL FILHO, S. F. Paisagem Religiosa. In: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. (Org.). O sagrado: fundamentos e conteúdo do ensino religioso. 1 ª ed. Curitiba: IBPEX, p. 91 -118, 2009.
JAYME, N.S.; SILVEIRA, H.M. Mapa de Ventania – PR. Imagem JPEG, Color, 960 x 679 pixels. 2014
MAINARDES, Luis Fernandes de Assis. A Gruta Monge João Maria no Município de Ventania – PR. [julho.2015]. Entrevistador: Breno da Conceição Neto. Ventania – PR: Gruta Monge João Maria em Ventania – PR, 2015.Gravador.
ROSENDAHL, Z. Espaço e Religião: Uma Abordagem Geográfica. Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, 1996.
ROSENDAHL, Z. Diversidade, Religião e Política. In: Revista Espaço e Cultura. Rio de Janeiro:UERJ, NEPEC,n°11-12, 2001.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6ª edição. São Paulo: EDUSP, 2004.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SOUZA, Marcelo Lopes. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócioespacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013
SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do Conceito de Paisagem na Geografia. In: Revista RA’EGA, Curitiba nº7,p. 79 -85.UFPR,2003. Online: disponível na Internet via: http://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3353, acessado em 15/09/2017 DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v7i0.3353
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Breno Conceição Neto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado