INTERAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIOCULTURAIS EM ZONAS FRONTEIRIÇAS: O CASO DA TRÍPLICE FRONTEIRA ENTRE BARRACÃO (PR), DIONÍSIO CERQUEIRA (SC) E BERNARDO DE IRIGOYEN (ARG)
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31830Abstract
O objetivo central do artigo é demonstrar as interações fronteiriças econômicas, sociais, políticas e culturas exercidas na tríplice fronteira entre os municípios de Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Como uma fundamentação teórica, serão expostas conceituações de alguns autores a respeito de território, fronteira e zonas fronteiriças. Serão explicadas as implicações do Mercosul na região estudada e, por fim, haverá a apresentação do Consórcio Intermunicipal de Fronteira (CIF), seus objetivos, projetos, conquistas e suas ações e contribuições nas interações fronteiriças dos municípios. A metodologia utilizada na realização deste relatório foi baseada em pesquisas nas referências bibliográficas que tratam da temática e no trabalho de campo realizado na região estudada, onde foram realizadas palestras e coletadas informações pertinentes para a pesquisa.
Downloads
References
ANDREATTA, Alexandre. Cooperação transfronteiriça e integração regional: o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). Dissertação de Mestrado. Foz do Iguaçú, 2016.
BORBA. Vanderlei. Fronteiras e faixa de fronteira: expansionismo, limites e defesa. Historie, Rio Grande, v. 4, n. 2: 59-78, 2013.
CALDAS, Eduardo de L. Formação de agendas governamentais locais: o caso dos consórcios intermunicipais. Tese (doutorado) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
DEBONA, Diego. Integração regional: quatro cidades e um objetivo. Diário Catarinense, 7 ago. 2011. p. 33.
FERRARI, Maristela. Zona de fronteira e identidade nacional: uma análise a partir das cidades gêmeas brasileiro-argentinas Dionísio Cerqueira/Barracão/Bernardo de Irigoyen e Santo Antonio do Sudoeste/San Antonio. Anais do XVI ENANPUR. Belo Horizonte, 2015.
________. A zona de fronteira na perspectiva da Geografia Cultural: lugar de distanciamento e conflitos ou lugar de reencontros culturais? uma análise a partir das cidades gêmeas brasileiro-argentinas. In: Anais do XI ENANPEGE, 2015.
__________. Zona de fronteira, ciudades gêmeas e interações transfronteiriças no contexto do MERCOSUL. Revista Transporte y Territorio, 2013.
HAESBAERT, R. 2004. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multi- territorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
___________. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. In: Anais do I Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades. Porto Alegre: Programa de Pósgraduação em Geografia da UFRGS, 2004.
LINS, Hoyêdo Nunes. Cooperação local no Mercosul: uma oportunidade catarinense. Encontro de Economia Catarinense, 2012. p. 1-25.
MOURA, Rosa. Fronteiras invisíveis: o território e seus limites. Revista Território, Rio de Janeiro, ano V, n° 9, pp. 85-101, jul./dez., 2000.
NAZARENO, Guilherme F. Consórcios públicos: o que são e como funcionam. 2011. Disponível em: <http://comgeres.com.br/con/index.php/consorciospublicos>. Acesso em: 28 de dezembro de 2016.
OLIVEIRA, Gilson B. de; LIMA, José E. de S. Elementos endógenos do desenvolvimento regional: considerações sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento sustentável. Rev. FAE, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 29-37, maio/dez. 2003.
SAMPAIO, Luis M. A. Consórcios públicos. 2009. Disponível em: .
SILVA, Marlon Lima da; TOURINHO, Helena Lúcia Zagury. Território, territorialidade e fronteira: o problema dos limites municipais e seus desdobramentos em Belém/PA. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2012.
Souza, M. J. L. (2003). O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In I. E. Castro, & R. L. Corrêa (Eds.), Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Mateus Galvão Cavatorta, Nathan Felipe da Silva Caldana, Thiara Gonçalves Campanha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado