Mapeamento Temático Como Ferramenta de Planejamento Territorial e Tomada de Decisão em uma Propriedade Rural
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.31351Keywords:
Mapeamento de propriedade rural, Geoprocessamento, análise integrada, SIGAbstract
A análise integrada do ambiente tem se mostrado fundamental para subsidiar as propostas de gestão e planejamento, pois possibilitam identificar as potencialidades e fragilidades da área analisadas em face dos diferentes tipos de uso da terra. Este trabalho tem por objetivo elaborar uma série de mapas temático de uma propriedade rural no interior do estado do Paraná, para que as informações por eles gerados subsidiem a elaboração de um projeto de gestão e planejamento da propriedade. Para tanto, foram gerados mapeamentos temáticos, utilizando-se as bases cartográficas oficiais do IBGE, imagens de satélite e o Modelo Digital de Elevação (MDE) Topodata. Com o uso de ferramentas de geotecnologias, foram levantadas informações de forma rápida e de baixo custo, gerando mapas de localização da propriedade, de uso da terra, dos solos, de altitude, de declividade, de insolação e de índices de evapotranspiração anual, índice de umidade topográfica e potencial à erosão laminar. A partir análise dos documentos cartográficos gerados, é possível obter informações das caracteríticas do meio físico que possibilitam o proprietário rural definir adequadamente os tipos de cultivos nas parcelas de sua propriedade. Na propriedade analisada observa-se as áreas com suscetibilidade à erosão laminar e a necessidade de medidas de prevenção e controle para uma produção rentável e sustentável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Geographia Opportuno Tempore
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado