A industrialização do Paraná: abordagens de um processo de desenvolvimento concentrado

Authors

  • Leandro Garcia Niehues Universidade Estadual de Londrina, UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20307

Keywords:

Industrialização, Paraná, Desenvolvimento

Abstract

A industrialização do Paraná até a década de 1930 estava baseada no beneficiamento do mate e da madeira direcionado ao mercado exterior e sudeste brasileiro. Estas indústrias concentravam-se no denominado “Paraná tradicional”, área do Estado de ocupação pioneira, que abrange o litoral, Curitiba (e arredores) e os Campos Gerais. Com o declínio destas atividades e a ocupação do Norte do Paraná, principalmente a partir da década de 1940, houve no Estado um crescimento econômico com a atividade cafeeira e o setor industrial foi estimulado com o beneficiamento de café. No entanto, as indústrias paranaenses até a década de 1960 eram ainda incipiente, com reduzido emprego tecnológico e de baixa escala que propiciava o escoamento de capital excedente para outros estados, como São Paulo. A partir da década de 1960 o governo do Estado cria um modelo de desenvolvimento voltado à industrialização, instalando infraestrutura necessária e financiamentos para atrair indústrias que geravam produtos de maior valor agregado e amplo uso de tecnologia. Esta política de desenvolvimento acarretou na concentração espacial e econômica do setor industrial paranaense na Região Metropolitana de Curitiba, não propiciando disseminar-se por outras regiões do Estado. Assim, o objetivo deste trabalho é abordar os processos de industrialização do Estado do Paraná e discutir o modelo de desenvolvimento proposto. O método utilizado foi baseado na realização de pesquisa bibliográfica a respeito da industrialização do Paraná e da sua formação socioespacial. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leandro Garcia Niehues, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Licenciado em Geografia. Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

References

AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Formulação do projeto de desenvolvimento paranaense. In: _________. Intervencionismo estatal e ideologia desenvolvimentista. São Paulo: Símbolo, 1978.

BRAGUETO, Claudio Roberto. O processo de industrialização do Paraná até a década de 1970. Geografia: Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v.8, n.2, p.149-160, jul./dez. 1999.

BRAGUETO, Claudio Roberto. O Aglomerado Urbano-Industrial de Londrina: sua constituição e dinâmica industrial. 2007. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FIRKOWSKI, Olga Lúcia Castreghini de Freitas. A nova territorialidade da indústria e o aglomerado metropolitano de Curitiba. 2001. 278f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FRESCA, Tânia Maria. Aprendendo sobre a região: o difícil começo. In: CARVALHO, Márcia Siqueira de (Org.). Geografia, meio ambiente e desenvolvimento. Londrina: a Autora, 2003. p. 35-57.

LEÃO, Igor Zanoni Constant Carneiro. O Paraná nos anos setenta. Curitiba: IPARDES/CONCITEC, 1989.

OLIVEIRA, Dennison de. Urbanização e industrialização no Paraná. Curitiba: SEED, 2001.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Published

2014-11-19

How to Cite

Niehues, L. G. (2014). A industrialização do Paraná: abordagens de um processo de desenvolvimento concentrado. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 454–466. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20307

Issue

Section

Artigos