O direito à cidade como construção contra-hegemônica ao neoliberalismo: reconstruindo espaços e tempos para perspectivas disruptivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48808

Palavras-chave:

neoliberalismo, relações sociais, espaço, direito à cidade

Resumo

Na sociedade capitalista contemporânea, pode ser afirmado que se vivencia um período de crise permanente, que reforçam as contradições e os limites para a (re)produção do capital. O neoliberalismo, materialização da ideia neoliberal posta em prática, se manifesta na realidade como um pacto entre a classe dominante para manter a acumulação de capital e seu poder social no contexto de crise contemporânea. Para além de uma mera ideia de política econômica, o neoliberalismo é aqui compreendido como uma racionalidade, ou seja, uma forma de entender da realidade, que se tornou hegemônica. O objetivo deste artigo é problematizar os impactos desta concepção na sociedade atual, e como o ideário do direito à cidade pode ser apresentado como uma proposta contra hegemônica ao neoliberalismo. A metodologia se faz enquanto uma proposta teórica-reflexiva que propõe o debate de ideias. A justificativa se assenta na necessidade de mudança estrutural da sociedade moderna e os limites apresentados pelo próprio modo de produção capitalista, que ficaram ainda mais evidenciados por grandes crises ocorridos neste século. As problematizações apresentam o direito à cidade como um espaço de esperança em uma outra racionalidade do ser nesta sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ADORNO, Theodor. Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo, Editora Unesp, 2020.

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo, 2020.

DE SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. Boitempo Editorial, 2020. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1gm01nn

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, Caderno 1; tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, Caderno 3; de Luiz Sérgio Henriques e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: O Direito à Cidade e à Revolução Urbana; tradução Jeferson Camargo. São Paulo: Martins, 2014.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

HARVEY, David. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HARVEY, David. O neoliberalismo: História e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

HARVEY, David. Os sentidos do mundo: textos essenciais. Trad: Artur Renzo. – São Paulo: Boitempo, 2020.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2017.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

PIKETTY, Thomas. Capital e Ideologia. São Paulo: Editora Intrínseca, 2020.

SAFATLE, Vladimir; DA SILVA JUNIOR, Nelson; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Autêntica Editora, 2021.

SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2017.

SOUZA FILHO, O. F. A importância do ideário do direito à cidade no pós-pandemia da covid-19: reflexões e considerações acerca de desafios atuais e futuros. In: Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social, 2022, Londrina. Anais do Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social, 2022.

SOUZA FILHO, O. F.; VEIGA, L. A. O direito à cidade no acesso à moradia no Brasil: uma avaliação das políticas públicas federais de habitação no século XX e problematizações acerca da produção espacial. In: VERCEZI, Jaqueline Telma; Cândido, Ramon Guerini; SOUZA FILHO, Osmar Fabiano de; SANTOS, Karoline Oliveira. (Org.). Tendências da Pesquisa em Geografia: geografias urbanas e tecnologias. 1ed.São Paulo: SC Assessoria Editorial, 2023, v. 1, p. 24-50.

WAPSHOTT, Nicholas. KEYNES x HAYEK: A origem e a herança do maior duelo econômico da história. São Paulo: Editora Record, 2016.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

Souza Filho, O. F. de, & Aparecida Veiga, L. (2023). O direito à cidade como construção contra-hegemônica ao neoliberalismo: reconstruindo espaços e tempos para perspectivas disruptivas. Geographia Opportuno Tempore, 9(2), e48808. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48808