Proposta metodológica participativa aplicada para Grupos de Discussão: o novelo de lã, urdindo narrativas
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48787Palavras-chave:
Metodologia participativa, Grupos de discussão, Pesquisa-açãoResumo
Objetivou-se com esse trabalho relatar os procedimentos e resultados empíricos da aplicação da técnica denominada “novelo de lã”, aplicada, testada e reconstruída junto aos grupos de apresentação de trabalhos científicos do “I Encontro de Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação: desenvolvimento territorial sustentável” realizado em Montevidéu no Uruguai em maio de 2023. Para tanto, como procedimento metodológico, utilizou-se nesse texto os principais resultados da experiência empírica. A partir desta técnica participativa, priorizou-se o debate dos Grupos de Diálogos (GD), buscando destacar os pontos de convergência, de maneira livre e espontânea, que cada participante pudesse estabelecer relações com a fala que o precedia a partir de intervenções curtas e sem apresentações audiovisuais. Verificou-se no decorrer dos grupos de discussão que essa técnica facilitou a formação de ideias, gerando possibilidades contextualizadas pelos próprios participantes e oportunizou a interpretação de conceitos, conflitos, confrontos e pontos de vista, incluindo até o questionamento de suas pesquisas.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: em reencontro com a pedagogia do oprimido. 3 º ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, M. O que é um grupo? In: FREIRE, M (Org.). Grupo: indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. 3º ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 2003. (Série Seminários) p. 29-38.
PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. 6 º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 César Andrés Alzate Hoyos, Junior Miranda Scheuer, Sandra Maria Almeida Cordeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado