Proposta metodológica participativa aplicada para Grupos de Discussão: o novelo de lã, urdindo narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48787

Palavras-chave:

Metodologia participativa, Grupos de discussão, Pesquisa-ação

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho relatar os procedimentos e resultados empíricos da aplicação da técnica denominada “novelo de lã”, aplicada, testada e reconstruída junto aos grupos de apresentação de trabalhos científicos do “I Encontro de Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação: desenvolvimento territorial sustentável” realizado em Montevidéu no Uruguai em maio de 2023. Para tanto, como procedimento metodológico, utilizou-se nesse texto os principais resultados da experiência empírica. A partir desta técnica participativa, priorizou-se o debate dos Grupos de Diálogos (GD), buscando destacar os pontos de convergência, de maneira livre e espontânea, que cada participante pudesse estabelecer relações com a fala que o precedia a partir de intervenções curtas e sem apresentações audiovisuais. Verificou-se no decorrer dos grupos de discussão que essa técnica facilitou a formação de ideias, gerando possibilidades contextualizadas pelos próprios participantes e oportunizou a interpretação de conceitos, conflitos, confrontos e pontos de vista, incluindo até o questionamento de suas pesquisas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Junior Miranda Scheuer, Universidad de la República Uruguay

Doutor em Ciências Agrárias - Universidad de la República, Udelar, campus de Montevidéu, Uruguai. Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, campus de Tangará da Serra/MT. Especialista em Docência para a Educação Profissional - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac Porto Alegre/RS. Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - Centro Universitário Uninter, Curitiba/PR. Graduado em Tecnologia em Produção Sucroalcooleira - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Uri, campus de São Luiz Gonzaga/RS. Expertise em desenvolvimento rural, territorial e sustentável, políticas públicas, agricultura familiar, gestão socioambiental e educação profissionalizante. Atualmente é assistente de professor na Facultad de Agronomia da Universidad de la República, Montevidéu/Uruguai. Integrante do Sistema Nacional de Investigadores do Uruguai.

Sandra Maria Almeida Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1979), mestrado (2006) e doutorado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente é professora adjunta da graduação e pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina - UEL, coordenadora de estagio da UEL, editora chefe da Revista: Serviço Social em Revista. Coordena o Projeto de Pesquisa Direito a Cidade . Atua nos seguintes temas: território, direito a moradia; habitação de interesse social, políticas urbanas, meio ambiente , gestão com ênfase na politica de assistência social , assessoria em economia solidaria, terceiro setor e planejamento

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: em reencontro com a pedagogia do oprimido. 3 º ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, M. O que é um grupo? In: FREIRE, M (Org.). Grupo: indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. 3º ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 2003. (Série Seminários) p. 29-38.

PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. 6 º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

Alzate Hoyos, C. A., Miranda Scheuer, J., & Almeida Cordeiro, S. M. (2023). Proposta metodológica participativa aplicada para Grupos de Discussão: o novelo de lã, urdindo narrativas . Geographia Opportuno Tempore, 9(2), e48787. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.48787