A FRONTEIRA ESTRATÉGICA OU AÇÃO (AÇÕES) ESTRATÉGICAS DO PROGRAMA CALHA NORTE (PCN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.45186

Palavras-chave:

Defesa Fronteiriça. Política Pública de Segurança. Programa Calha Norte.

Resumo

O Programa Calha Norte (PCN) teve a sua concepção inicial como um “projeto” em 1985 e em 1997 tomou novos rumos dentro da sua executabilidade, passando a ser chamado de Programa Calha Norte. A Calha Norte tem gerido como um campo fértil como fonte de pesquisas de cunho acadêmica em especial temática a defesa e a preservação da região Amazônica. Muito embora os seus objetivos sejam direcionados para a defesa bélica das fronteiras através dos convênios firmados e das parcerias fincadas entre os governos Federal, Estadual e Municipal, a priori o Programa Calha Norte enfatizava somente a defesa fronteiriça entre os municípios brasileiros com os países vizinhos, mas os leques de questões se estenderam e os seus gerenciadores passaram a vislumbrar outras situações que exigiam de imediato também serem arguidas em soluções das quais o povo dessa região necessitava. Este trabalho traz uma visão geral do que representa o PCN e da sua tamanha importância para as relações internas e externas de caráter politico, social e econômico. São muitas as fontes que abrangem este enunciado, pois uma região continental e de vertentes mil não nos permite definir, mas em busca dos conhecimentos para uma aplicabilidade conceituamos dentro das leis que o define como um Programa de Políticas Públicas. O primeiro capítulo nos traz um desenho institucional do Programa com os seus objetivos e conceitos, no capítulo seguinte apresentamos o PCN como Política Pública de Segurança e concluindo este trabalho abordamos as Regiões que abrange o Programa Calha Norte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Moisés Daniel de Sousa dos Santos, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Referências

BRASIL. Ministério da Defesa - Estratégia Nacional de Defesa, 2008.

BRASIL. Ministério da Defesa - Política de Defesa Nacional, 1996.

BRASIL. Ministério do Planejamento. Amazônia Legal. Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/arquivos_down/spi/publicacoes/evolucao_1.pdf.. Acesso em: 16 fev. 2014.

COSTA, E. P. L. D. O Projeto Calha Norte: Antecedentes Políticos. São Paulo, 1994. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1994.

IMAZON - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, 2011. Disponível em;
<http://www.imazon.org.br/publicacoes/calha-norte‎>. Acesso em 14 de fevereiro de 2014

LOURENÇÃO, H. J. A Defesa Nacional e a Defesa da Amazônia: O Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Campinas: São Paulo, 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2003. Disponível em: http://www.unicamp.br/bc/pdf. Acesso em: 10 fev. 2014.

SOUZA, A. B.; CASTRO, C. A Defesa Militar da Amazônia: Entre História e Memória. In: CASTRO, C. (Org.). Amazônia e Defesa Nacional. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. p. 31-67.

Downloads

Publicado

27-12-2021

Como Citar

dos Santos, M. D. de S. (2021). A FRONTEIRA ESTRATÉGICA OU AÇÃO (AÇÕES) ESTRATÉGICAS DO PROGRAMA CALHA NORTE (PCN). Geographia Opportuno Tempore, 7(1), 170–189. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.45186

Edição

Seção

Artigos