A REESTRUTURAÇÃO DA TERRA INDÍGENA DA BARREIRA DA MISSÃO, NO MUNICÍPIO DE TEFÉ/AM

Autores

  • Cleimison Fernandes Carioca Universidade do Estado do Amazonas
  • EUBIA ANDRÉA Rodrigues UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44819

Palavras-chave:

Território indígena, Capitalismo, Territorialidade.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre as mudanças no padrão de vida dos moradores da Terra Indígena da Barreira das Missões devido o avanço das forças capitalistas em direção às suas terras, bem como, as transformações ocorridas ao longo do tempo. O objetivo da pesquisa foi compreender, através de um olhar geográfico, como o capitalismo se manifesta redefinindo o espaço, o território e o modo de produção da terra indígena em função da implementação de um grande projeto. Milton Santos (1996) considera o espaço como um conjunto de relações realizadas através de funções e formas apresentadas historicamente por processo tanto do passado como do presente.  Na categoria território, foram utilizadas as três compreensões apontadas por Haesbaert (2004), onde estão compostas múltiplas dimensões. As metodologias apresentadas visaram identificar, observar e descrever as principais mudanças na terra indígena, assim como no território, para isso foi utilizado a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A partir do estudo afirma-se que a Terra Indígena sofreu uma reestruturação ao longo da história, sobretudo a partir da implementação da estrada da EMADE, em consequência, as comunidades localizadas na terra indígena foram se reorganizando de maneira diversa, atendendo aos reclames da produção do capital.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleimison Fernandes Carioca, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Geografia Pela Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Tefé Bolsista PAIC/FAPEAM

EUBIA ANDRÉA Rodrigues, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

MESTRE EM GEOGRAFIA, NA SUBÁREA DE GEOGRAFIA URBANA COM ÊNFASE EM PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANAO NO MÉDIO SOLIMÕES-AM. ATUANDO TAMBÉM, NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Referências

Amazônia Brasileira 2009. Alícia Rolla e Fany Ricardo (Coord.). Instituto Socioambiental (ISA). Junho de 2009.
BIONDI, Antonio. Monteiro, Mauricio, Glass, Verena. O Brasil dos agrocombustíveis: Impactos das Lavouras sobre a Terra, o Meio e a Sociedade- Palmáceas, algodão, milho e pinhão-manso. Setembro de 2008. ISBN 978-85-61252-04-5.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz (português de Portugal). 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Estatuto da Fundação Nacional do Índio. Decreto nº 9.010, de 23 março de 2017, publicado no Diário Oficial da União de 24 de marco de 2017.
DARDEL, E. O homem e a terra: Natureza da realidade geográfica. São Paulo, Perspectiva, 2011.
EGON HECK, FRANCISCO LOEBENS e PRISCILA D. CARVALHO, Amazônia indígena: conquistas e desafios (2005).
FAULHABER, Priscila. Estrutura fundiária e movimentos territoriais no Médio Solimões- Notas preliminares. Departamento de Ciências humanas, Museu paraense Emilio Goeldi/CNPQ/MCT, 1987.
FAULHABER, Priscila. O Lago dos espelhos: etnografia do saber sobre a fronteira em Tefé/ Amazonas. Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi, 1998.
FAULHABER, Priscila; MONSERRAT, Ruth (Orgs.). Tastevin e a Etnografia Indígena. Rio de Janeiro: Museu do Índio. 2005.
FERREIRA. Denison da Silva. TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE E SEUS MÚLTIPLOS ENFOQUES NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. CAMPO-TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v. 9, n. 17, p. 111-135, abr., 2014. Onde encontrar o texto original: _le:///C:/Users/Marcelo/Downloads/19883-103330-1-PB.pdf .
FIGUEIREDO, Guilherme Gitahy de. Quando a cidade atraca nas aldeias: Barreira da Missão, Tefé – AM. Anais da na 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Porto Seguro, BA: Associação Brasileira de Antropologia, 2008.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para Trabalho Científico. 17.ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2015.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente/ Carlos Walter Porto Gonçalves, 14. ed. – São Paulo: contexto, 2006. (Temas atuais)
HAESBAERT, R. Dilema de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. Território e territorialidades: teoria, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p. 95-120.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA Atlas do Censo 2010. Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Atlas do censo Indígenas, 1991, 2000 e 2010, Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
LADEIRA. M.E. Conceitos da antropologia que devem fundamentar um trabalho com populações indígenas. Centro de trabalho indigenista- CTI, 2002.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico, 1 ed, 1ͣ reimpressão. São Paulo: contexto, 2008.
OLIVEIRA, José Ademir de. As pequenas cidades da Amazônia: espaços perdidos e reencontrados. São Paulo: Contexto, 1999.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
QUEIROZ, Kristian Oliveira de. A formação histórica do território tefeense. 1 ed. Curitiba: CRV, 2015.
SANTOS, Milton, 1926-2001. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção, 4 ed. 8. reimpr, - São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SANTOS, Milton, Economia espacial: críticas e alternativas. 2. Ed. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2011.
SANTOS, Milton. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.
SANTOS, Raimundo Nonato Freitas dos; Lugar e representação: um estudo sobre o bairro do Abial no município de Tefé/AM – Manaus: UFAM, 2012.
SOUSA, Isaque dos santos; A ponte do Rio Negro e a reestruturação do espaço na região metropolitana de Manaus: um olhar a partir de Iranduba a Manacapuru, Editora Reggo/UEA Edicoes, 2015.
WALLERSTEIN, I. Capitalismo histórico e Civilização capitalista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

Downloads

Publicado

27-12-2021

Como Citar

Carioca, C. F., & Rodrigues, E. A. (2021). A REESTRUTURAÇÃO DA TERRA INDÍGENA DA BARREIRA DA MISSÃO, NO MUNICÍPIO DE TEFÉ/AM. Geographia Opportuno Tempore, 7(1), 85–103. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44819

Edição

Seção

Artigos