Proposta de análise da mobilidade urbana a partir do transporte coletivo com estudantes do ensino médio de um Colégio Estadual da Zona Oeste de Londrina/PR

Autores

  • Matheus Oliveira Martins da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.43180

Palavras-chave:

Cidadania, Ensino da cidade, Mobilidade Urbana

Resumo

Para compreensão do espaço urbano no âmbito escolar, também se faz necessária uma formação cidadã, levando o/a estudante a reflexões sobre as dinâmicas apresentadas. Com base nisso, a proposta deste artigo é apresentar uma oficina que teve como objetivo despertar a participação ativa dos alunos na construção e propostas de políticas de mobilidade através do transporte público a partir da realidade em que estão inseridos. O resultado foi satisfatório, com participação integral dos/as estudantes, que puderam entender o processo histórico da formação da cidade em que se encontra a escola, além de apresentar os problemas encontrados na linha de transporte público que alimenta a região da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Oliveira Martins da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina

Referências

BRASIL. Ministério das Cidades. Curso Gestão Integrada da Mobilidade Urbana. Módulo I: Política Nacional de Mobilidade Urbana. Ministério das Cidades, Programa Nacional de Capacitação das Cidades, Brasília, 2006. Disponível em: <http://www.cidades.gov.br/CursoSemob/modulos.html>. Acesso em 18 out. 2018.
_______. Decreto-lei n° 12587, de 3 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 3 jan 2012.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CORRÊA, R.L.. O Espaço Urbano. Ática, Série Princípios, 3a. edição, n. 174, 1995.
G1. São Paulo bate a marca de 8 milhões de veículos. São Paulo,2015. Disponível em :< http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/05/sao-paulo-bate-marca-de-8-milhoes-de-veiculos.html>. Acesso em 18 out. 2018.
GOMIDE, A. A.. Mobilidade Urbana, iniquidade e políticas sociais. Políticas sociais − acompanhamento e análise, vol. 12, fev. 2006.
PRADO, A. M. Análise das propostas de mudança e alterações na legislação referente ao estudo de impacto de vizinhança EIV no município de Londrina Pr. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
ROLNIK, R.; CYMBALISTA, R. (Orgs.) Instrumentos urbanísticos contra a exclusão social. Revista Pólis, v. 1. São Paulo, 1997.
SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. 7ª ed. São Paulo: Edusp, 2007.
SIQUEIRA, S. A. A educação geográfica e a cidade: a geografia escolar, o método e o ensino da cidade. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia Florianópolis, v. 1, n. 1, out. 2014.

Downloads

Publicado

02-04-2021

Como Citar

Martins da Silva, M. O. (2021). Proposta de análise da mobilidade urbana a partir do transporte coletivo com estudantes do ensino médio de um Colégio Estadual da Zona Oeste de Londrina/PR. Geographia Opportuno Tempore, 6(3), 65–75. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.43180

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.