O Espaço/Tempo em Perspectiva: O Uso e Ocupação do Solo a Sudoeste de Porto Velho (RO) (1984/2001/2020), Reflexões e Concepções
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.43139Palavras-chave:
Planejamento, Sensoriamento Remoto, Desmatamento.Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa conjunta, desenvolvida na disciplina de Sensoriamento Remoto, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, sobre orientação do professor Oswaldo Coelho Pereira Neto. A proposta consiste em fazer uma análise acerca do uso e ocupação do solo a sudoeste de Porto Velho, Rondônia, delimitando também a escala temporal investigada. O objetivo da pesquisa, assim, é mapear, analisar, e refletir em que consiste o processo de ocupação do solo na capital rondoniense, comparando os cenários que apresentam nos anos de 1984, 2001, 2020. Para o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia empregada apoiou-se na elaboração dos mapas da localidade, considerando os intervalos temporais delimitados, fez-se a segregação das áreas, em critérios estabelecidos, e por fim, a análise comparativa das visíveis mudanças ocorridas no espaço durante intervalo de temporal. Com isso em vista, esta pesquisa coloca-se no debate enquanto uma pesquisa reflexiva, pois, se propõe em problematizar e trazer às discussões do uso e ocupação do espaço, questionando as intencionalidades, agentes envolvidos e mensurando possíveis impactos ocasionados pelas mudanças ao longo do tempo.
Downloads
Referências
FERREIRA, E.; MACHADO, R. V.; ANDRADE, H. Sensoriamento Remoto. In: VEIGA, R. D. Tratamento de Dados Analíticos no Contexto Ambiental. Lavras: UFLA/FAEPE, 2005. 147p.
FRANCA, Rafael Rodrigues de. Climatologia das chuvas em Rondônia – período 1981-2011. Geografias. Belo Horizonte, Janeiro - Junho Vol.11 nº1 2015, p.44-58. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13392. Acesso em: 26 set. 2020.
IBGE. Noções básicas de cartografia. In: Manuais técnicos de Geociências. Rio de Janeiro. Departamento de Geociências - IBGE. 1999. 130p.
INPE. Monitoramento dos focos ativos por Bioma. Disponível em: INPE/Queimadas. Acesso em 27 set. 2020.
HARVEY, David. Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
LEFEBVRE, Henri. A Produção do Espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sério Martins do original. (La Production de I’Espace, 4°ed. Paris, Éditions Anthipos, 2000). Primeira versão, 2006.
RONDÔNIA. Governo do Estado de Rondônia. Diário Oficial do Estado de Rondônia. História: Rondônia – um estado atípico. 2020. Portal do Governo do Estado de Rondônia. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br/diof/sobre/historia/. Acesso em: 26 set. 2020.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. França. São Paulo: Ática, 1993.
SPRING. O que é o SPRING? 2020. Disponível em: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/index.html. Acesso em: 02 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado