Estranhamentos necessários em “Introdução às Ciências Ambientais: Autores, Abordagens e Conceitos de uma Temática Interdisciplinar”
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.42001Palavras-chave:
ciências ambientais, interdisciplinaridade, identificar autores.Resumo
"Introdução às Ciências Ambientais: Autores, Abordagens e Conceitos de uma Temática Interdisciplinar" é um livro publicado pela editora Appris em 2020. Escrito por José Augusto Drummond e Cristiane Gomes Barreto, tem a proposta de identificar autores, conceitos e temas das ciências ambientais partindo da afirmação de que o fazer científico dessa área é necessariamente interdisciplinar. Analisando criticamente, averiguou-se se a obra cumpre com o objetivo de permitir que os interessados em ciências ambientais, vindos de outras áreas, possam ter um pano de fundo comum para discussão. Por fim, há uma série de sugestões e pequenas correções de que a obra carece.
Downloads
Referências
DECROLY, Jean-Ovide; VERMEYLEN, Guillaume. Sémeiologie psychologique de l’affectivité et particulièrement de l’affectivité enfantine. In: Volume jubilaire publié à l’occasion de l’anniversaire de la fondation de la Société de médecine mentale de Belgique. Gand et Bruxelles: Imprimerie médicale et scientifique, 1920.
INGOLD, Tim. Humanidade e Animalidade. Tradução: Vera Pereira. Companion Encyclopedia of Anthropology, Londres, Routledge. 1994.
MORAN, Emilio Frederico. Meio ambiente e ciências sociais: interações homem-ambiente e sustentabilidade. São Paulo: Senac, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: B. Sousa Santos e Edições Afrontamento, 2010.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado