A AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO MUNICÍPIO DE MATOS COSTA-SC.
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37410Palavras-chave:
Contestado, Desenvolvimento, Agricultura Familiar.Resumo
O presente artigo busca evidenciar o desenvolvimento do município de Matos Costa, sendo este parte do território da Guerra do Contestado, e como a agricultura familiar desenvolvida nos assentamentos do MST tem contribuído para o seu desenvolvimento socioeconômico. Para tanto, apresentamos os dados publicados em sites de estatísticas oficiais e as observações realizadas em visita técnica ao município com o programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Downloads
Referências
DEEPASK. Atlas do Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM, São Paulo, 2013. Disponível em: <www.deepak.com>. Acesso em 05 de agos. de 2018.
FECAM. Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, 2018. Disponível em: <https://indicadores.fecam.org.br/indice/estaual/ano/2018>. Acesso em 05 de agos de 2018.
FRAGA, N. C. Vale da Morte: o Contestado visto e sentido "Entre a cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná". Blumenau: Hemisfério Sul LTDA, 2015. 02 ed.
SANTA CATARINA. Plano territorial de desenvolvimento rural sustentável do planalto norte catarinense. Canoinhas, 2006. Disponível em: <www.spg.sc.gov.br/planejamento>. Acesso em 02 de agos. de 2018.
SANTA CATARINA. Secretaria do Estado e Planejamento. Dados estatísticos municipais. Disponível em: <http://www.spg.sc.gov.br/dados_munic.php>. Acesso em 05 de agos. de 2018.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Planejamento. Dados estatísticos municipais: Agropecuária. Disponível em: <http://www.spg.sc.gov.br/dados_munic.php>. Acesso em 05 de agos. de 2018.
SEBRAE, S. C. Município de Matos Costa. Santa Catarina, 2010. Disponível em: <www.sebrae-sc.com.br>. Acesso em 02 de agos. de 2018.
THOMAZ, F. O modelo socialista de produção agropecuária (CPA - MST): contradições e avanços - estudo de caso Copava. 2010. Dissertação de mestrado em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo USP. São Paulo. Disponível em: <www.teses.usp.br>. Acesso em 08 de agos. de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado