A DESCENTRALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE MATOS COSTA/SC

Autores

  • Paloma Andressa Xavier de Paula Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37405

Resumo

O presente artigo visa trazer apontamentos a respeito do processo de descentralização da política social no Brasil, com ênfase na assistência social do município de Matos Costa/SC. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada a partir de revisão bibliográfica, visita de campo e pesquisa documental. Entre os resultados encontrados, demonstra-se a dificuldade do município em executar a política de assistência social, sobretudo quanto a padronização dos serviços do SUAS, desconsiderando a realidade do município estudado, além de dificuldades de financiamento da política em nível municipal; a artimanha do Estado Neoliberal em utilizar o argumento da descentralização político-administrativa para a redução do Estado, afim de diminuir os investimentos em política social e, consequentemente, em assistência social, bem como a necessidade de fortalecer a população, principalmente usuária do SUAS, em ocupar os espaços de discussão sobre esta política, gerando minimamente um tensionamento na consolidação da legislação pertinente à assistência social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paloma Andressa Xavier de Paula, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Assistente Social - Agente Fiscal do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS PR), mestranda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

26-11-2019

Como Citar

Paula, P. A. X. de. (2019). A DESCENTRALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE MATOS COSTA/SC. Geographia Opportuno Tempore, 5(3), 31–52. https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37405

Edição

Seção

Artigos