A VIDA ESTÁ NA RAÍZ, NA TERRA, NO CAMPO EM LUTA - A EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA DA AGRICULTURA CAMPONESA

Autores

  • Émerson Dias Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Nilson Cesar Fraga UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24222

Palavras-chave:

Jovens, Campo, Educação, Vivência.

Resumo

Considerando as particularidades históricas que sempre foram impostas aos jovens do campo, os quais sempre ficaram às margens das políticas público-privadas de acesso à educação de qualidade e emancipadora, este estudo visa dialogar sobre a importância que a educação apresenta para os sujeitos do campo, procurando dimensionar as práticas e ações que foram direcionadas a essa temática nos limiares da virada do século XX para XXI. Uma necessidade que prioriza a consolidação de práticas em que a educação popular seja efetivada como uma das matrizes pedagógicas constituintes da educação camponesa. Além de contribuir para o debate desta realidade, a pesquisa pretende por meio das discussões fazer questionamentos e reflexões que trazem em voga o dia-a-dia dos jovens rurais, suas problemáticas e particularidades que estão interiorizadas nas vivências destes sujeitos na contemporaneidade. 

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Publicado

10-10-2016

Como Citar

Oliveira, Émerson D., & Fraga, N. C. (2016). A VIDA ESTÁ NA RAÍZ, NA TERRA, NO CAMPO EM LUTA - A EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA DA AGRICULTURA CAMPONESA. Geographia Opportuno Tempore, 2(2), 02–13. https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24222

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