Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Avaliação Formativa, Portfólio.Resumo
Esse artigo apresenta uma proposta interativa e criativa sobre o uso do Portfólio no Ensino de Geografia. O objetivo principal é construir e reconstruir o Portfólio como um instrumento de avaliação formativa, autoavaliação e/ou recuperação paralela do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. A avaliação formativa é aquela que ajuda o educando a aprender e a se desenvolver, ou seja, o docente pode e deve acompanhar todos os passos de seus educandos durante o processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-los no percurso escolar a fim de contribuir para que todos possam alcançar, com sucesso, as aprendizagens pretendidas. Partindo desse princípio, a avaliação formativa é um ponto de partida para as novas aprendizagens, ou seja, integra-se na perspectiva de um ensino diferenciado. Nesse caso, é através da construção do portfólio, que o docente terá possibilidades de acompanhar o desenvolvimento do raciocínio geográfico, por meio das relações possíveis entre o conhecimento científico da ciência geográfica e os saberes cotidianos construídos pelos alunos. Sendo assim, este estudo propõe a metodologia da pesquisa - ação como uma alternativa para a articulação entre a teoria e a prática. Essa escolha integra os objetivos de se desenvolver uma investigação científica e a necessidade de se vivenciar na prática o uso do portfólio como um instrumento de avaliação formativa no ensino de Geografia.
Downloads
Referências
CARVALHO, Alcione Luis Pereira, FILIZOLA, Roberto. A avaliação em geografia nas séries iniciais. Curitiba: UFPR, 2005.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. et al. (org.) Ensino de Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDUCRS, 2007.
______. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós- modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
FERNANDES, Claudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Currículo e avaliação. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (org.). Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
HERNANDEZ, Fernando. A avaliação como parte do processo dos projetos de trabalho. In: Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
______. O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Lisboa: Lidel- Edições Técnicas, Lda. 2010.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 12 ed. - São Paulo: Cortez, 2002.
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Educação Básica. Geografia. Curitiba: 2008.
PÉREZ GÓMEZ Ángel Ignacio. Ensino para a compreensão. In: SACRISTAN, José Gimeno (Org.). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.
REGO, Nelson. Geografia educadora, isso serve para. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Org.). Geografia: prática pedagógica para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. São Paulo: Saraiva, 2009.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Adriane Lopes Gomes Navas, Margarida de Cássia Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado










