Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Carla Adriane Lopes Gomes Navas Universidade Estadual de Londrina, UEL
  • Margarida de Cássia Campos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Avaliação Formativa, Portfólio.

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta interativa e criativa sobre o uso do Portfólio no Ensino de Geografia. O objetivo principal é construir e reconstruir o Portfólio como um instrumento de avaliação formativa, autoavaliação e/ou recuperação paralela do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. A avaliação formativa é aquela que ajuda o educando a aprender e a se desenvolver, ou seja, o docente pode e deve acompanhar todos os passos de seus educandos durante o processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-los no percurso escolar a fim de contribuir para que todos possam alcançar, com sucesso, as aprendizagens pretendidas. Partindo desse princípio, a avaliação formativa é um ponto de partida para as novas aprendizagens, ou seja, integra-se na perspectiva de um ensino diferenciado. Nesse caso, é através da construção do portfólio, que o docente terá possibilidades de acompanhar o desenvolvimento do raciocínio geográfico, por meio das relações possíveis entre o conhecimento científico da ciência geográfica e os saberes cotidianos construídos pelos alunos. Sendo assim, este estudo propõe a metodologia da pesquisa – ação como uma alternativa para a articulação entre a teoria e a prática. Essa escolha integra os objetivos de se desenvolver uma investigação científica e a necessidade de se vivenciar na prática o uso do portfólio como um instrumento de avaliação formativa no ensino de Geografia.  

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Biografia do Autor

Carla Adriane Lopes Gomes Navas, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Geógrafa. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Educação: Atendimento às Necessidades Especiais pela UNIVALE. Professora da Rede Pública Estadual de Londrina-PR.

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta A do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

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Publicado

18-11-2014

Como Citar

Navas, C. A. L. G., & Campos, M. de C. (2014). Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 123–139. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285

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