Ideologia e práxis social
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2018v21n1p167Palavras-chave:
Ideologia, Política, Direito, Arte, Filosofia, CiênciaResumo
O artigo tem como objetivo abordar a concepção de ideologia de György Lukács elaborada em sua obra Para uma ontologia do ser social. Para isso, analisamos a ideologia como forma de consciência que proporciona aos indivíduos e classes sociais reconhecerem os conflitos e intervirem na realidade sócio-histórica. Essa concepção de ideologia possibilita entender o direito, a política, a arte, a filosofia e as ciências inseridas em relações sociais em que as disputas e posições de classes direcionam as formas de tomada de consciência e intervenção nos conflitos sociais.Downloads
Referências
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
LARA, R. História e práxis social: introdução aos complexos categoriais do ser social. Bauru: Canal 6, 2017. (Projeto Editorial Práxis).
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
LUKÁCS, G. Socialismo e redemocratização: escritos políticos 1956 – 1971. In: COUTINHO, C. N.; NETTO, J. P. (Org.). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.
LUKÁCS, G. Pensamento vivido: autobiografia em diálogo. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem; Viçosa: Editora da UFV, 1999.
VAISMAN, E. A ideologia e sua determinação ontológica. Verinotio: revista on-line de educação e ciências humanas, Belo Horizonte, ano 6, n. 12, out. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.