Participação como foco de aprendizagem na educação permanente no Sistema Único de Assistência Social

Autores

  • Stela da Silva Ferreira Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Abigail Silvestre Torres Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p215

Palavras-chave:

Assistência social, Participação, Educação permanente

Resumo

O artigo sistematiza experiências de pesquisa, ensino e intervenção das autoras em processos de educação permanente com trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. Apresenta referências teóricas e éticas da pedagogia da problematização como método ativo de reflexão dos trabalhadores nos processos de educação permanente. Recupera a trajetória histórica da participação como diretriz das políticas sociais pós Constituição de 1988. Analisa limites dos espaços institucionalizados de participação. Contextualiza o desafio da participação como método e resultado do trabalho social. Apresenta gradientes de participação como analisadores da participação nos serviços para oferecer possibilidade de reflexão e aprimoramento das práticas profissionais na assistência social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stela da Silva Ferreira, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e pesquisadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Abigail Silvestre Torres, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e pesquisadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Downloads

Publicado

29-03-2018

Como Citar

FERREIRA, S. da S.; TORRES, A. S. Participação como foco de aprendizagem na educação permanente no Sistema Único de Assistência Social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 215–232, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v20n1p215. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/32216. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos