Participação como foco de aprendizagem na educação permanente no Sistema Único de Assistência Social

Autores

  • Stela da Silva Ferreira Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Abigail Silvestre Torres Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p215

Palavras-chave:

Assistência social, Participação, Educação permanente

Resumo

O artigo sistematiza experiências de pesquisa, ensino e intervenção das autoras em processos de educação permanente com trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. Apresenta referências teóricas e éticas da pedagogia da problematização como método ativo de reflexão dos trabalhadores nos processos de educação permanente. Recupera a trajetória histórica da participação como diretriz das políticas sociais pós Constituição de 1988. Analisa limites dos espaços institucionalizados de participação. Contextualiza o desafio da participação como método e resultado do trabalho social. Apresenta gradientes de participação como analisadores da participação nos serviços para oferecer possibilidade de reflexão e aprimoramento das práticas profissionais na assistência social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela da Silva Ferreira, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e pesquisadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Abigail Silvestre Torres, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e pesquisadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Downloads

Publicado

29-03-2018

Como Citar

FERREIRA, Stela da Silva; TORRES, Abigail Silvestre. Participação como foco de aprendizagem na educação permanente no Sistema Único de Assistência Social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 215–232, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v20n1p215. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/32216. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos