A expansão do ensino superior no Brasil: a particularidade dos cursos de Serviço Social no Paraná

Autores

  • Lorena Ferreira Portes UEL Departamento de Serviço Social
  • Jolinda de Moraes Alves Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v19n2p135

Palavras-chave:

Serviço Social, Ensino Superior, Privatização

Resumo

O artigo tem por propósito apresentar o processo de expansão do ensino superior no Brasil, evidenciando o caráter privatista  desta expansão que acaba por ser camuflado no discurso da democratização.  Através de pesquisa nos dados do Censo da Educação Superior, busca retratar a particularidade da expansão do ensino superior no Paraná, trazendo um mapeamento dos cursos de Serviço Social,  caracterizando-os  segundo a categoria administrativa e a organização acadêmica.  Apresenta uma análise aproximativa sobre os dados explicitando a direção mercantil que se faz notória no processo de expansão do ensino superior no Brasil e, consequentemente, dos cursos de Serviço Social na realidade paranaense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Ferreira Portes, UEL Departamento de Serviço Social

Professora  Dra. do Departamento de Serviço Social da UEL

Jolinda de Moraes Alves, Universidade Estadual de Londrina

Professora Dra. do Departamento de Serviço Socia da UEL- Pr

Downloads

Publicado

17-12-2017

Como Citar

PORTES, Lorena Ferreira; ALVES, Jolinda de Moraes. A expansão do ensino superior no Brasil: a particularidade dos cursos de Serviço Social no Paraná. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 135–153, 2017. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v19n2p135. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/29974. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos