Perfil das crianças e adolescentes atendidas no Programa Sentinela: compreendendo o fenômeno da violência

Autores

  • Karin Cristiane Freitag

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2010v13n1p119

Palavras-chave:

Crianças, Adolescentes, Fenômeno, Violência, Programa Sentinela.

Resumo

Este trabalho surgiu do interesse em conhecer as complexidades das demandas do Programa Sentinela da cidade de Blumenau, para fazer um comparativo com o fenômeno da violência e suas diversas especificidades apresentadas na literatura. A partir deste interesse, foi realizada a intervenção e posteriormente um tracejo, que objetivou contribuir na confecção de um documento que apresentasse um perfil das crianças e adolescentes atendidas no Programa Sentinela de Blumenau, vítimas das diversas violências. Tal documento tem o intuito de colaborar com dados municipais, estaduais e nacionais. Esta intervenção teve como metodologia a pesquisa documental de cunho quantiqualitativo e levantamentos bibliográficos que contribuíram para analisar os dados levantados. O universo da pesquisa documental foram todas as crianças e adolescentes do referido programa, por meio dos prontuários de atendimentos. Os resultados deste trabalho apresentam o perfil das vítimas na perspectiva de gênero, idade, escolaridade, tipo de violência, raça/etnia, renda familiar, o vínculo com o agressor e, ainda, o órgão encaminhador da Medida de Proteção.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karin Cristiane Freitag

Karin Cristiane Freitag - Assistente Social, graduada pela Universidade Regional de Blumenau e especialista no Enfrentamento a Violência Contra Crianças e Adolescentes, pela PUC/PR.

Downloads

Publicado

15-07-2010

Como Citar

FREITAG, K. C. Perfil das crianças e adolescentes atendidas no Programa Sentinela: compreendendo o fenômeno da violência. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 119–135, 2010. DOI: 10.5433/1679-4842.2010v13n1p119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/10072. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos