Turnos Conversacionais e Sobreposição de Vozes

uma proposta de ensino para trabalho com oralidade em sala de aula

Autores

  • Elaine Cristina Forte-Ferreira Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Vicente Lima-Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) https://orcid.org/0000-0001-5068-666X

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p119

Palavras-chave:

Turnos conversacionais, Sobreposição de vozes, Ensino

Resumo

Este artigo tem o objetivo de evidenciar como as sobreposições de vozes podem ser configuradas em níveis de complexificação na interação durante a produção textual do gênero debate regrado em sala de aula e propor a aplicabilidade dos turnos conversacionais como categoria oral para o ensino da oralidade, por meio de atividade sobre assaltos ao turno. Para fundamentar esta pesquisa, apoiamo-nos em conceitos da Análise da Conversa, como os turnos conversacionais e as sobreposições de vozes (GALEMBECK, 1999; URBANO, 1999; PRETI, 1999, SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 2003; MARCUSCHI, 2003). A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como participantes uma turma do 6º e uma turma do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas de Fortaleza-CE. O processo de coleta de dados ocorreu a partir do registro em áudio e vídeo das produções textuais orais dos alunos, que foram transcritas segundo as normas do NURC (Norma Urbana Culta). Esses procedimentos propiciaram a construção de um corpus de 30 h/aulas. Para este trabalho, entretanto, recortamos do corpus apenas três aulas para demonstrar que existem pelo menos três níveis de sobreposição de vozes, que evoluem gradativamente da sobreposição inicial à avançada. Os dois últimos níveis se configuram, portanto, como assalto ao turno.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Forte-Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Professora Doutora Adjunta IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Contato: elaine.forte@ufersa.edu.br

Vicente Lima-Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Professor Doutor Adjunto IV da
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Contato: vicente.neto@ufersa.edu.br

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

FORTE-FERREIRA, E. C.; LIMA-NETO, V. Turnos Conversacionais e Sobreposição de Vozes: uma proposta de ensino para trabalho com oralidade em sala de aula. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 119–133, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47344. Acesso em: 21 maio. 2024.