Estudando o Conceito do Amor na Educação Linguística:

uma revisão dos estudos dentro da abordagem crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p24

Palavras-chave:

Amor, Abordagem Crítica, Educação Linguística

Resumo

O amor é um fenômeno e uma emoção universal. Apesar de sua importância, esse conceito
não tem sido foco de estudos na educação linguística, com algumas exceções. Essa reticência
e desconforto em pesquisar sobre o amor na academia e na educação estão relacionados às
concepções simplificadas sobre o amor que o iguala somente a relações íntimas e assuntos
familiares (PATIENCE, 2008), bem como a exclusivamente o amor romântico (VINCENT,
2010). Neste artigo, reviso alguns estudos internacionais que tiveram como foco o conceito
do amor na educação dentro de uma perspectiva crítica. Para isso, primeiro traço um
panorama da crise atual na qual nos encontramos, e que torna ainda mais importante falar
sobre amor. Em seguida, discuto seis estudos que investigaram sobre o conceito de amor
dentro da abordagem crítica (no contexto norte-americano). Concluo sugerindo reflexões
e implicações para a prática e resumindo os principais elementos de uma abordagem crítica
do amor revolucionário para a formação e professores e para o ensino e aprendizagem de
línguas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira Barcelos, Universidade Federal de Viçosa Departamento de Letras

Departamento de Letras

Língua Inglesa

Referências

BARCELOS, Ana Maria F. Pedagogy of love: a metasynthesis of studies in education and implications for

language teaching. 2019. 29 f - Relatório (Pós-doutorado) - Universidade Federal de Viçosa, Departamento

de Letras.

BARCELOS, Ana Maria F. Revolutionary love and peace in the construction of an English teacher’s

professional identity. In: OXFORD, Rebecca; OLIVERO, María M.; HARRISON, Melinda. Peacebuilding

in language education: innovations in theory and practice. Bristol: Multilingual Matters, 2021. p. 96-109.

BARCELOS, Ana Maria F.; ARAGÃO, Rodrigo C. Emotions in language teaching: a review of studies

on teacher emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, Beijing, China, v. 41, n. 4, p. 506-531,

BARCELOS, Ana Maria F.; COELHO, Hilda Simone H. Language learning and teaching: What’s love got to

do with it. Positive Psychology in SLA, Bristol, v. 97, p. 130-144, 2016.

BUSCAGLIA, Leo. Vivendo, amando e aprendendo: para compreender melhor a vida e o amor. Rio de Janeiro:

Viva Livros, 2016.

BYRON, Amanda S. Storytelling as loving praxis in critical peace education: a grounded theory study of

postsecondary social justice educators. 2011. 245 p. These (Doctor of Education in Educational Leadership:

Curriculum and Instruction) - Portland State University, Portland, 2011.

CHABOT, Sean. Love and revolution. Critical Sociology, Eugene, US, v. 34, n. 6, p. 803-828, nov. 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0896920508095100

COLONNA, Sara; NIX-STEVENSON, Dara. Radical love: love all, serve all. International Journal of Critical

Pedagogy, Greensboro, NC, v. 6, n. 1, p. 5-25, 2015.

DOUGLAS, Ty-Ron; NGANGA, Christine. What’s radical love got to do with it: navigating identity,

pedagogy, and positionality in pre-service education. The International Journal of Critical Pedagogy, Greensboro,

v. 6, n. 1, p. 58-82, 2015. DOI: https://doi.org/10.1241/johokanri.58.82

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogy of the city. New York: The Continuum International Publishing Group, 1993.

FREIRE, Paulo. Teachers as cultural workers: letters to those who dare teach. Boulder: Westview Press, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.

GIDLEY, Jeniffer. Pedagogical love: an evolutionary love. In: GIDLEY, Jeniffer. Postformal education:

a philosophy for complex futures. New York: Springer, 2016. p. 189-206.

GOLDSTEIN, Lisa. Teaching with love: a feminist approach to early childhood education. New York: Peter

Lang, 1997.

HATTAM, Robert; ZEMBYLAS, Michalinos. What’s anger got to do with it? Towards a post-indignation

pedagogy for communities in conflict. Social Identities, Abingdon, v. 16, n. 1, p. 23-40, Jan. 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13504630903465852

HOOKS, Bell. All about love: new visions. New York: William Morrow, 2000.

HOOKS, Bell. Outlaw culture: resisting representations. New York: Routldge, 2006.

HOOKS, Bell. Teaching community: a pedagogy of hope. New York: Routledge, 2003.

HOOKS, Bell. Teaching to transgress: education as the practice of freedom. London: Routledge, 1994.

LANAS, Maija; ZEMBYLAS, Michalinos. Revolutionary love at work in an arctic school with conflicts.

Teaching Education, Columbia, SC, US, v. 26, n. 3, p. 272-287, Jan. 2015a. DOI: https://doi.org/10.1080/10476210.2014.996744

LANAS, Maija; ZEMBYLAS, Michalinos. Towards a transformational political concept of love in critical

education. Studies in Philosophy of Education, New York, v. 34, p. 31-44, 2015b. DOI: https://doi.org/10.1007/s11217-014-9424-5

PATIENCE, Allan. The art of loving in the classroom: a defence of affective pedagogy. Australian

Journal of Teacher Education, Perth, AU, v. 33, n. 2, p. 55-67, May 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.14221/

ajte.2008v33n2.4

SCHODER, Edward. Paulo Freire’s pedagogy of love. 2010. 92 f. These (Doctor of Education) - University

of New Jersey, New Brunswick, 2010.

SMITH-CAMPBELL, Charmaine J. Freirean pedagogical love in P-12 education: a theory-to-practice investigation.

347 f. These (Doctor of Philosophy) - Mercer University, Atlanta, GA, 2018.

Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 25, i. 2, p. 24-35, Aug. 2022 34

VINCENT, Jennifer. Teaching (with) love: relational engagement in educational settings. 2016. 112 p. Thesis

(Master of Arts) - University of Victoria, Victoria, 2016.

ZEMBYLAS, Michalinos. Towards a transformational political concept of love in critical education. Studies

in Philosophy and Education, Dordrecht, NL, v. 34, n. 1, p. 31-44, 24 abr. 2014. Springer Science and Business

Media LLC.

Publicado

2023-04-12

Como Citar

BARCELOS, A. M. F. Estudando o Conceito do Amor na Educação Linguística:: uma revisão dos estudos dentro da abordagem crítica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 24–35, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2022v25n2p24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46242. Acesso em: 8 maio. 2024.