Estudando o Conceito do Amor na Educação Linguística:
uma revisão dos estudos dentro da abordagem crítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p24Palavras-chave:
Amor, Abordagem Crítica, Educação LinguísticaResumo
O amor é um fenômeno e uma emoção universal. Apesar de sua importância, esse conceito
não tem sido foco de estudos na educação linguística, com algumas exceções. Essa reticência
e desconforto em pesquisar sobre o amor na academia e na educação estão relacionados às
concepções simplificadas sobre o amor que o iguala somente a relações íntimas e assuntos
familiares (PATIENCE, 2008), bem como a exclusivamente o amor romântico (VINCENT,
2010). Neste artigo, reviso alguns estudos internacionais que tiveram como foco o conceito
do amor na educação dentro de uma perspectiva crítica. Para isso, primeiro traço um
panorama da crise atual na qual nos encontramos, e que torna ainda mais importante falar
sobre amor. Em seguida, discuto seis estudos que investigaram sobre o conceito de amor
dentro da abordagem crítica (no contexto norte-americano). Concluo sugerindo reflexões
e implicações para a prática e resumindo os principais elementos de uma abordagem crítica
do amor revolucionário para a formação e professores e para o ensino e aprendizagem de
línguas.
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