Letramento Crítico e Afeto na Educação Linguística Contemporânea:

reflexões sobre propostas educativas na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p36

Palavras-chave:

educação linguística, afeto, letramento crítico

Resumo

Os desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de um
vírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidos
em diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguística
contemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauração
forçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como um
espaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE,
2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo.
A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários,
parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticas
sensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos deles
e levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir o
potencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fim
de favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflito
inerentes ao trabalho com a criticidade.

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Biografia do Autor

Guilherme Jotto Kawachi, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2015); docente da área de Língua Inglesa do Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Unicamp

Claudia Hilsdorf Rocha, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2010); professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA) do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Ruberval Franco Maciel, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo (2013); professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

JOTTO KAWACHI, G.; HILSDORF ROCHA, C.; FRANCO MACIEL, R. Letramento Crítico e Afeto na Educação Linguística Contemporânea:: reflexões sobre propostas educativas na universidade. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 36–52, 2022. DOI: 10.5433/2237-4876.2022v25n2p36. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46099. Acesso em: 8 maio. 2024.