A influência do capital cultural no gosto e no consumo de música, televisão e cinema
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n2p53Palabras clave:
Capital Cultural, Gosto, Música, Televisão, CinemaResumen
Esse estudo tem como objetivo identificar a influência do capital cultural no gosto e no consumo de TV, música e cinema da população de Lavras-MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, na qual foram aplicados um total de 400 questionários (para um nível de significância de 95% e um erro de 5,0%). Os métodos de análise utilizados foram a análise de correlação (entre a variável capital cultural do entrevistado com as variáveis intervalares do questionário aplicado) e análises de frequência. Os resultados obtidos evidenciam que o capital cultural exerce influência na diferenciação do gosto nos campos culturais da música, televisão e do cinema. Assume-se, portanto, que a consideração desse fator se faz relevante para o entendimento do consumo cultural nesses campos. Ressalta-se que a realização desse estudo contribuirá para a disseminação do tema consumo cultural e consumo de status no campo das ciências humanas e sociais, haja vista que esse tema ainda é pouco explorado nessas áreas. Além disso, os resultados permitirão a obtenção de resultados adaptados ao contexto brasileiro, uma vez que a maioria dos estudos realizaram essa análise no contexto europeu ou norte americano.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.