A influência do capital cultural no gosto e no consumo de música, televisão e cinema

Autores/as

  • Teisa Bustamante Maglioni Universidade Federal de Lavras
  • Gislene Nogueira de Souza Universidade Federal de Lavras
  • Aline Pereira Sales Morel Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n2p53

Palabras clave:

Capital Cultural, Gosto, Música, Televisão, Cinema

Resumen

Esse estudo tem como objetivo identificar a influência do capital cultural no gosto e no consumo de TV, música e cinema da população de Lavras-MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, na qual foram aplicados um total de 400 questionários (para um nível de significância de 95% e um erro de 5,0%). Os métodos de análise utilizados foram a análise de correlação (entre a variável capital cultural do entrevistado com as variáveis intervalares do questionário aplicado) e análises de frequência. Os resultados obtidos evidenciam que o capital cultural exerce influência na diferenciação do gosto nos campos culturais da música, televisão e do cinema. Assume-se, portanto, que a consideração desse fator se faz relevante para o entendimento do consumo cultural nesses campos. Ressalta-se que a realização desse estudo contribuirá para a disseminação do tema consumo cultural e consumo de status no campo das ciências humanas e sociais, haja vista que esse tema ainda é pouco explorado nessas áreas. Além disso, os resultados permitirão a obtenção de resultados adaptados ao contexto brasileiro, uma vez que a maioria dos estudos realizaram essa análise no contexto europeu ou norte americano.

Biografía del autor/a

Teisa Bustamante Maglioni, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bolsista PIBIC/CNPq.

Gislene Nogueira de Souza, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bolsista PIBIC/CNPq.

Aline Pereira Sales Morel, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Administração, Pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade Adjunto da Universidade Federal de Lavras. Pós-Doutorado na Lancaster University. Professor adjunto da Universidade Federal de Lavras.

Publicado

2016-05-10

Cómo citar

MAGLIONI, Teisa Bustamante; SOUZA, Gislene Nogueira de; MOREL, Aline Pereira Sales; REZENDE, Daniel Carvalho de. A influência do capital cultural no gosto e no consumo de música, televisão e cinema. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 53–68, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n2p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24362. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre