A crítica ao cinema a partir do conceito de Indústria Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n1p19Palabras clave:
Cinema, Percepção, Cognição, SociedadeResumen
O presente artigo tem como objetivo discutir o cinema como obra de arte, mas também como bem cultural e mercadoria apropriada pela Indústria Cultural, e o seu papel como fator essencial das variações estéticas, perceptivas e cognitivas, tendo como base as teorias de Theodor Adorno. A metodologia utilizada considera a posição deste filósofo em relação ao cinema, a partir de seu advento, analisando suas características, seus elementos, os efeitos provocados nos espectadores, o papel da indústria na evolução do cinema e sua relação com a ideologia da indústria cultural, as mudanças que o cinema trouxe às teorias de arte e à sociedade. Declara-se ainda que o artigo é produto de uma pesquisa em andamento, por isso o seu teor introdutório.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.