A crítica ao cinema a partir do conceito de Indústria Cultural

Autores/as

  • Angélica Antonechen Colombo Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n1p19

Palabras clave:

Cinema, Percepção, Cognição, Sociedade

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discutir o cinema como obra de arte, mas também como bem cultural e mercadoria apropriada pela Indústria Cultural, e o seu papel como fator essencial das variações estéticas, perceptivas e cognitivas, tendo como base as teorias de Theodor Adorno. A metodologia utilizada considera a posição deste filósofo em relação ao cinema, a partir de seu advento, analisando suas características, seus elementos, os efeitos provocados nos espectadores, o papel da indústria na evolução do cinema e sua relação com a ideologia da indústria cultural, as mudanças que o cinema trouxe às teorias de arte e à sociedade. Declara-se ainda que o artigo é produto de uma pesquisa em andamento, por isso o seu teor introdutório.

Biografía del autor/a

Angélica Antonechen Colombo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Doutoranada em Educação para Ciência e Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

COLOMBO, Angélica Antonechen. A crítica ao cinema a partir do conceito de Indústria Cultural. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 19–28, 2015. DOI: 10.5433/1679-0383.2015v36n1p19. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14158. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre