Ciência moderna e prática dos cientistas: um estudo a partir dos discursos e das rotinas dos pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n2p203Palavras-chave:
Ciência moderna, Cientistas, Ciências Agrárias, Universidade Federal de Viçosa.Resumo
Este estudo objetivou discutir o processo de assimilação da Ciência e seus produtos na vida social, a partir do advento da modernidade, e apresenta alguns dos discursos a respeito da sua função emancipadora e as posteriores reações críticas a estes discursos. Utiliza-se, como ilustração, uma análise aos discursos e às rotinas de pesquisadores dos programas de pós-graduação stricto sensu do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa (CCA/UFV). Para tal, como procedimento metodológico, além de profundo levantamento bibliográfico, foi entrevistada uma amostra representativa de 68 pesquisadores do CCA/UFV. Com base nas averiguações feitas, verificou-se que os conhecimentos científicos produzidos pelos pesquisadores do CCA/UFV estão em consonância com as lógicas da Ciência moderna, pois, além de haver uma grande especialização dos cientistas, o setor produtivo exerce importante influência em suas práticas e rotinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.