A Indústria de Móveis em Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p43Palavras-chave:
Cluster, Competitividade, Moveleira.Resumo
A indústria moveleira brasileira está organizada em clusters. Cluster é um aglomerado de empresas localizadas em uma determinada região que desenvolvem suas atividades de forma articulada e com uma lógica em comum e cuja dinâmica pode ser determinada pelo fato dessas empresas realizarem atividades semelhantes e/ou utilizarem mão-de obra específica, ou utilizarem as mesmas matérias-primas, etc. A interação e a sinergia, decorrentes da atuação articulada, proporcionam ao conjunto de empresas vantagens competitivas que se refletem em um desempenho diferenciado superior em relação à atuação isolada de cada empresa. .As empresas aglomeradas geograficamente, principalmente de pequeno/médio porte, vêm apresentando recentemente êxito no que se refere à competitividade, geração de empregos, inovações tecnológicas, etc. Na região de Londrina- PR, encontra-se um aglomerado geográfico de empresas produtoras de móveis, com destaque para os móveis residenciais e de escritório. O estudo procurou identificar se a aglomeração geográfica de empresas moveleiras na região corresponde ou não a um cluster. Constatouse um grande potencial para o desenvolvimento do mesmo, devido à proximidade com clientes e fornecedores e em relação à infra-estrutura disponível de serviços. Entretanto, não foi verificada nenhuma forma de ação cooperativa entre empresas ou entre empresas que desenvolvam atividades complementares, também não foi verificada nenhuma instituição ou associação de apoio para as empresas. Conclui-se que na região de Londrina, o cluster é insipiente pois a despeito da aglomeração de empresas, devido aos baixos elos verticais e ausência de elos horizontais e multilaterais que caracterizam clusters mais avançados os efeitos sinergéticos da aglomeração não são verificados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.