Trabalho, sentidos e saúde mental: percepção de participantes em um projeto geração de renda

Autores

  • Shirley Alves dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Leonardo Carnut Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n2p159

Palavras-chave:

Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Trabalho, Economia Solidária

Resumo

Este estudo objetivou analisar os sentidos do trabalho para os participantes de uma pesquisa-ação denominada “Projeto Geração de Renda” na região metropolitana do Recife/PE com intuito de gerar reflexões em direção ao conceito de trabalho emancipado segundo os princípios da economia solidária. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas não-estruturadas de 8 sujeitos da pesquisa-ação realizada sob a perspectiva freireana de educação popular. Utilizou-se a análise do discurso de Gill, tomando-se como referencial o sentido do trabalho no contexto da Política de Saúde Mental. Observou-se que os sentidos encontrados no discurso dos participantes se baseiam em diferentes concepções, sobretudo no sentido do trabalho como sustento das necessidades da sobrevivência humana, e desta maneira, como potencialidade para a reprodução da vida. No entanto, estes sentidos estão no âmbito do trabalho protegido-terapêutico e distanciados do trabalho emancipado. O processo de reabilitação psicossocial para pessoas com experiência na loucura e na perspectiva do trabalho precisa ir além de geração de renda. Quando atrelada ao trabalho emancipado, pode-se pensar que promova a participação democrática e cidadã. Dessa forma, há um terreno fértil para a construção de novas relações consigo e com os outros, pautadas nos princípios do movimento da economia solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Alves dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. integra a Rede de Educadores(as) em Economia Solidária de Pernambuco e o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial Libertando Subjetividades de PE.

Leonardo Carnut, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pós-Doutor em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).  Possui Doutorado em Saúde Pública (Política, Gestão e Saúde) pela FSP-USP. Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Downloads

Publicado

30.12.2018

Como Citar

SANTOS, Shirley Alves dos; CARNUT, Leonardo. Trabalho, sentidos e saúde mental: percepção de participantes em um projeto geração de renda. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 159–180, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n2p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/34713. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Mundo(s) do trabalho, Modo(s) de trabalhar