Efeitos do Glifosato sobre a anatomia do epicótilo, cotilédones e limbo de folhas primárias e plântulas de Stizolobium aterrimum Piper et Tracy
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1992v13n2p30Palavras-chave:
Glifosato, Stizolobium aterrimum Piper, Anatomia da plântula.Resumo
Foram estudados os efeitos do glifosato sobre a morfologia dos cotilédones, epicótilo o folhas primárias de plântulas de Stizolobium aterrimum Piper et Tracy, em condições laboratoriais. As sementes foram germinadas em bandejas plásticas, forradas com papel de filtro, embebido em água. No sexto dia após a semeadura, das foram transferidas pura garrafas de vidro cortadas, contendo água destilada, 0,01; 0,10; 1,00; 10,0 ou 100 mg i.al da solução herbicida. As plântulas foram coletadas para análise aos 15 dias após a semeadura. O gfitosato inibiu o desenvolvimento do epicótilo a partir da dosagem 1,0 mg i.al, alterando anatomicamente o ápice meristemático caulinar, tratado com a maior dosagem do herbicida. Não houve alterações marcantes na região mediana do epicótilo. A partir do tratamento 0.10 mg i.al, constatou-se a redução progressiva do desenvolvimento das folhas primárias o que resultou na compactação do mesófilo. O herbicida não alterou o tamanho e a estrutura dos cotilédones, mas inibiu o consumo do material de reserva, nas maiores dosagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.