Diversidade de Simuliidae (Diptera: Nematocera) de três cursos d’ água no parque ecológico da Klabin S.A. – Telêmaco Borba, Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n1p03Palavras-chave:
Borrachudos, Larvas, Criadouro, Diversidade.Resumo
Os simulídeos têm sido objeto de preocupação devido ao seu hábito hematófago, forte antropofilia e alta proliferação, causando desconforto à população, prejuízos em atividades agropecuárias e de turismo rural, além de serem vetores de patógenos. Objetivando conhecer a estrutura de comunidade e diversidade específica desses insetos, foi realizado o levantamento de espécies em três riachos de um parque ecológico em Telêmaco Borba – Paraná. Coletaram-se imaturos em substratos minerais e vegetais no leito dos rios. Efetuaram-se análises físicas e químicas da água. Foram coletados 14397 indivíduos, sendo 14150 larvas e 247 pupas de simulídeos. Identificaram-se as espécies Simullium subnigrum, S. subpallidum, S. rubrithorax, S. incrustatum, S. pertinax, S. inaequale, S. anamariae, S. rubiginosum, S. travassosi, S. riograndense e S. dinelli. Este é o primeiro registro de S. rubiginosum e S. dinelli para o Estado do Paraná. As áreas de menor impacto apresentaram maior diversidade, entretanto áreas impactadas apresentaram maior abundância de borrachudos, representados por apenas uma espécie, S. rubrithorax. Conclui-se que áreas de preservação com ribeirões de águas lóticas e mata ciliar preservada constituem-se como área de refúgio para as espécies de simulídeos. Ambientes antropofizados interferem na dinâmica das espécies, privilegiando uma ou mais, que tornam-se abundantes e dominantes do criadouro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.