Síndrome do Climatério
Palavras-chave:
Climatério, Menopausa, Ginecologia, Mulheres, Desinformação, Sintomas, Diagnósticos, TratamentoResumo
O presente estudo foi realizado na Unidade Básica de Saúde João Paz, da cidade de Londrina - Paraná. Teve como objetivos: estabelecer o nível de conhecimento da população estudada, sobre o Climatério; Identificar os principais sintomas e sinais que levaram ao diagnóstico de Síndrome do Climatério e Esclarecer a população da sintomatologia da Síndrome do Climatério e os problemas que ocorrem nesta fase da vida. Participaram do estudo 21 mulheres. Os resultados obtidos mostram que apenas 5% sabem o que é climatério, a maioria 76% responderam saber o que é menopausa. Os sintomas e sinais mais citados foram: nervosismo, fogacho, cansaço, cefaleia, tontura, amenorréia e insônia respectivamente.Downloads
Referências
JEFFCOATE. Norman. Princípios de Ginecologia. 4ª ed. São Paulo: Manole, 1979. Capítulo 5: Aspectos clínicos da ovulação e da menstruação. p. 109-111.
LANE. Eduardo; PINOTTI. J. A. A mulher e sua menopausa. In: PINOITI. J. A; FAUNDES. A. A Mulher e seu direito à saúde. 1ª ed. São Paulo. Editora Manole Ltda. 1988. Capo 13. p. 172-181.
MENOPAUSA e pós menopausa: orientação diagnóstico e terapêutica [S.l.: s.n.:s.d.]. Capitulo 2: o climatério - Alterações e Sintomas. p. 20-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.