Produção científica e doenças mais pesquisadas nos programas de pós-graduação em Ciências Biológicas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2022v43n1p129

Palavras-chave:

Produção científica, Doenças pesquisadas, Organização Mundial da Saúde, Sistema de avaliação de programas de pós-graduação no Brasil, Campo das Ciências Biológicas

Resumo

Este estudo cientométrico de nível macro teve como objetivo analisar as semelhanças e as diferenças nos padrões de comunicação científica dos programas de pós-graduação brasileiros (PPGs) da área de Ciências Biológicas II, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, foram identificadas as doenças mais pesquisadas e foi discutido sua relação com as necessidades de saúde pública brasileira, considerando a carga de doenças (Disability-Adjusted Life Year - DALY, Brasil) estimada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a produção científica das subáreas Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Morfologia da área de Ciências Biológicas II foi avaliada de 2013 a 2016, considerando o impacto de citações, o Fator de Impacto (Journal Citation Reports) e a colaboração científica. Os dados coletados incluíram informações declaradas à CAPES por todos os PPGs por meio da Plataforma Sucupira, bem como metadados de documentos da Web of Science. Além disso, foram utilizados os cabeçalhos de Medical Subject Headings (PubMed) para a análise das doenças pesquisadas. Concluímos que os padrões de comunicação científica entre as subáreas Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Morfologia foram predominantemente diferentes. Assim, é necessário considerar as especificidades entre as cinco subáreas no processo de avaliação realizado pela CAPES. Diferentes abordagens são reveladas a partir da identificação das doenças mais pesquisadas e da explicação das contribuições de cada subárea para a saúde pública brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda e Docente Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Dirce Maria Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

María Luisa Lascurain-Sánchez, Universidad Carlos III de Madrid

Doutorado em Documentação pela Universidad Carlos III de Madri (UC3M), Madri, Espanha. Professora Titular na Universidad Carlos III de Madri, Madri.

Leo Anderson Meira Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Luiz Felipe Sfoggia da Mata, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Marcelo Garroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduando em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Felippo Bifi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrando em Ciências Biológicas (Bioquímica) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda e Docente Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Diogo Onofre Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Professor Titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ICBS-UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Referências

Abramo G, D’Angelo CA. Evaluating research: from informed peer review to bibliometrics. Scientometrics. 2011;87(3):499-514. doi: 10.1007/s11192-011-0352-7.

Acosta M, Coronado D, Ferrándiz E, León MD. Regional scientific production and specialization in Europe: the role of HERD. Eur Plan Stud. 2014;22(5):949-74. doi: 10.1080/09654313.2012.752439

Almeida ECE, Guimarães J. Brazil’s growing production of scientific articles-how are we doing with review articles and other qualitative indicators? Scientometrics. 2013;97(2):287-315. doi: 10.1007/s11192-013-0967-y.

Alves MC. A SBPC e as fundações de amparo à pesquisa. Cienc Cult [Internet] 2018 [citado 2021 fev 10];70(4):8-10. doi: 10.21800/2317-66602018000400003.

Andriolo A, Souza AFM, Farias AQ, Barbosa AJA, França Netto AS, Hernandez AJ. Classification of journals in the QUALIS system of CAPES - URGENT need of changing the criteria! J Venom Anim Toxins Incl Trop Dis. 2010;16(3):391-4. doi: 10.1590/S1678-91992010000300001.

Barata RB. Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface (Botucatu). 2019;23:e180635. doi: https://doi.org/10.1590/interface.180635

Barata RCB. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. RBPG Rev Bras Pós-Graduação. 2016;13(30):13-40. doi: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.947.

Bender ME, Edwards S, von Philipsborn P, Steinbeis F, Keil T, Tinnemann P. Using co-authorship networks to map and analyse global neglected tropical disease research with an affiliation to Germany. PLoS Negl Trop Dis. 2015;9(12):e0004182. doi: 10.1371/journal.pntd.0004182.

Bordons M, Zulueta MA. Comparison of research team activity in two biomedical fields. Scientometrics. 1997;40(3):423-36. doi: 10.1007/BF02459290.

Centro de Gestão e Estudo Estratégicos. Mestres e doutores no Brasil 2015: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira [Internet]. Brasília: CGEE; 2016. [citado 2021 fev 10]. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/Mestres_Doutores_2015_Vs3.pdf.

Confraria H, Wang L. Medical research versus disease burden in Africa. Res Policy. 2020;49(3):103916. doi: 10.1016/j.respol.2019.103916.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Relatório de avaliação 2013-2016 Quadrienal 2017, Ciências Biológicas II. [Internet] 2017 [citado 2021 fev 5]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Relatorios_quadrienal_2017/RELATORIO_QUADRIENAL_CBII.pdf.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação. CAPES ajusta processos de entrada e permanência de programas de pós-graduação [Internet]. 2018 [citado 2021 jan 10]. Disponível em: https://www.capes.gov.br/pt/36-noticias/8999-capes-ajusta-processos-de-entrada-e-permanencia-de-programas-de-pos-graduacao.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação Quadrienal 2016. Documento de Área 2017, Ciências Biológicas II [internet]. 2017 [citado 2021 jan 10]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4659-ciencias-biologicas-ii.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos avaliados e reconhecidos. [Internet] 2019 [citado 2021 fev 05]. Disponivel em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.xhtml;jsessionid=NxsmaClRNmHG+XuslUShGWTC.sucupira-208?areaAvaliacao=8.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Considerações sobre o Qualis Periódicos: Ciências Biológicas II [Internet]. 2016. [citado 2021 jan 10]. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/documentos/Qualis_periodicos_2016/Considerções_Qualis_Biológicas_II.pdf.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Planilhas de Indicadores 08. Ciências Biológicas II [Internet]. 2017 [citado 2021 jan 10]. Disponível em: http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/home/planilhas-de-indicadores.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-graduação: 2011-2020 [Internet] Brasília (DF): CAPES; 2010 [citado 2021 jan 12]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. [Internet] 2019 [citado 2021 fev 5]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria no 59, de 21 de março de 2017. Dispõe sobre o regulamento da avaliação quadrienal. [Internet]. 2017 [citado 2021 jan 10]. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/27032017-Portaria-59-21-03-2017-Regulamento-da-Avaliacao-Quadrienal.pdf.

De Meis L, Arruda AP, Guimarães J. The impact of science in Brazil. IUBMB Life. 2007;59(4‑5):227-34. doi: 10.1080/15216540701258140.

DORA blog. San Francisco declaration on research assessment [Internet] 2012 [cited 2021 Jan 15]. Available from: https://sfdora.org/read/

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Sobre a FAPESP [Internet]. 2020 [citado 2021 jan 15]. Disponível em: http://www.fapesp.br/sobre/

Garfield E, Sher IH. New factors in the evaluation of scientific literature through citation indexing. JASIST. Am Doc. 1963;14(3):195-201. doi: 10.1002/asi.5090140304.

Gheno EM, Guaragna RM, Mata LFS d, Duarte LF, Souza DO, Calabró L. Sistema de avaliação da CAPES: indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho. Em Questão. 2019;25(3):184-213. doi: 10.19132/1808-5245253.184-213.

Glänzel W. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators [Internet]. 2003 [cited 2021 Feb 5]. Available from: https://www.researchgate.net/publication/242406991_Bibliometrics_as_a_research_field_A_course_on_theory_and_application_of_bibliometric_indicators.

GläSer J, Laudel G. The social construction of bibliometric evaluations. In: Whitley R, Gläser J. editors. The changing governance of the sciences. Sociology of the Sciences Yearbook. Dordrecht: Springer; 2007. v. 26. p. 101-123. doi. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6746-4_5.

Gorender J. No 40º aniversário do triste evento de 1964: o golpismo contra a história: a democracia difícil. In: Margem esquerda: ensaios marxistas. São Paulo: Boitempo; 2004.

Guimarães JA, Humann MC. Training of human resources in science and technology in Brazil: the importance of a vigorous post-graduate program and its impact on the development of the country. Scientometrics. 1995;34(1):101‑19. doi: 10.1007/BF02019176.

Hicks D, Wouters P, Waltman L, De Rijcke S, Rafols I. The Leiden Manifesto for research metrics. Nature. 2015;520(7548):429-31. doi: 10.1038/520429a.

Hoppen NHF, Santin DM, Corrêa MDV, Vanz SAS. Distribuição geográfica da produção e colaboração científica brasileira nas Ciências Biomédicas. Em Questão. 2017;23(esp 5 ):50. doi: 10.19132/1808-5245230.50-73.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contas Regionais 2017: apenas Rio de Janeiro, Sergipe e Paraíba tiveram queda de volume no PIB [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2019 [citado 2021 jan 12]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/26025-contas-regionais-2017-apenas-rio-de-janeiro-sergipe-e-paraiba-tiveram-queda-de-volume-no-pib.

Kamdem JP, Roos DH, Sanmi AA, Calabró L, Abolaji AO, Oliveira CS, et al. Productivity of CNPq researchers from different fields in Biomedical Sciences: the need for objective bibliometric parameters-a report from Brazil. Sci Eng Ethics. 2019;25(4):1037-55. doi: 10.1007/s11948-018-0025-5.

Leite D. Reformas universitárias: avaliação institucional participativa. Rio de Janeiro: Vozes; 2005.

Leite P, Mugnaini R, Leta J. A new indicator for international visibility: exploring Brazilian scientific community. Scientometrics. 2011;88(1):311-9. doi: 10.1007/s11192-011-0379-9

Leta J, Glänzel W, Thijs B. Science in Brazil. Part 2: Sectoral and institutional research profiles. Scientometrics. 2006;67(1):87-105. doi: 10.1007/s11192-006-0051-y.

Lobo SM, Rezende E, Mendes CL, Oliveira MC. Mortality due to sepsis in Brazil in a real scenario: the Brazilian ICUs project. Rev Bras Ter Intensiva. 2019;31(1):1-4. doi: 10.5935/0103-507X.20190008.

Malta DC, Gonçalves RPF, Machado ÍE, Freitas MI de F, Azeredo C, Szwarcwald CL. Prevalence of arterial hypertension according to different diagnostic criteria, National Health Survey. Rev Bras Epidemiol. 2018;21(suppl 1):e180021. doi: 10.1590/1980-549720180021.supl.1.

Marenco A. When institutions matter: CAPES and political science in Brazil. Rev Cienc Polít. 2015;35(1):33-46. doi: 10.4067/s0718-090x2015000100003.

Ministério da Saúde (BR). Saúde Brasil Estados 2018: uma análise da situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS [Internet] Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2017. [citado 2021 jan 15]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/virus_zika_brasil_resposta_sus.pdf.

Ministério da Saúde (BR). Vigilância em Saúde no Brasil 2003-2019. Boletim Epidemiológico [Internet]. 2019. [citado 2021 jan 12]; 50(n.esp.):1-154. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/setembro/25/boletim-especial-21ago19-web.pdf.

Miranda ECP, Mugnaini R. Evaluation criteria in Tourism and its effects on the researchers’ publication profile. BiD. 2018;40(40):1-8. doi: 10.1344/BiD2018.40.19.

Mugnaini R. 40 anos de Bibliometria no Brasil: da bibliografia estatística à avaliação da produção científica nacional. In: Hayashi MCPI, Leta J, editores. Bibliometria e cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro e João; 2013. p. 37-58.

Oliveira F. Asma atinge 6,4 milhões de brasileiros. Portal Brasil. [Internet] 2015. [citado 2021 jan 12]. Disponível em: www.blog.saude.gov.br/geral/35040-asma-atinge-6-4-milhoes-de-brasileiros.

Oppenheim C. The correlation between citation counts and the 1992 research assessment exercise ratings for British research in genetics, anatomy and archaeology. J Docum. 1997;53(5):477-87. doi: 10.1108/EUM0000000007207.

Peykari N, Hashemi H, Asghari G, Ayazi M, Janbabaei G, Malekzadeh R, et al. Scientometric study on non-communicable diseases in Iran: a review article. Iran J Public Health [Internet]. 2018 [cited 2021 Feb 5];47(7):936-43. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6119576/pdf/IJPH-47-936.pdf.

Rafols I, Yegros A. Is research responding to health needs? SSRN Electron J. 2018;9(9):1‑13. doi: 10.2139/ssrn.3106713 http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3106713.

Royal Society. Knowledge, networks and nations global scientific collaboration in the 21st century [Inetrenet]. London: Elsevier; 2011. [cited 2021 Jan 12]. Available from: https://royalsociety.org/-/media/Royal_Society_Content/policy/publications/2011/4294976134.pdf.

Schuler-Faccini L, Ribeiro EM, Feitosa IML, Horovitz DDG, Cavalcanti DP, Pessoa A, et al. Possible association between zika virus infection and microcephaly - Brazil, 2015. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2016;65(3):59-62. doi: 10.15585/mmwr.mm6503e2.

Schwartzman S. Um espaço para a ciência: a formação científica no Brasil. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia; 2001.

Sidone OJG, Haddad EA, Mena-Chalco JP. Scholarly publication and collaboration in Brazil: the role of geography. J Am Soc Inf Sci Technol. 2017;68(1):243-58. doi:10.1002/asi.23635.

Thelwall M, Nevill T. No evidence of citation bias as a determinant of STEM gender disparities in US biochemistry, genetics and molecular biology research. Scientometrics. 2019;121(3):1793-801. doi: 10.1007/s11192-019-03271-0.

Vaughan L, Shaw D. Web citation data for impact assessment: a comparison of four science disciplines. J Am Soc Inf Sci Technol. 2005;56(10):1075-87. doi: 10.1002/asi.20199.

Vogel MJM. Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: análise dos quesitos utilizados pela CAPES e das críticas da comunidade acadêmica [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2015.

Web Science Group. Research in Brazil: funding excellence. Clarivate Analytics [Internet]. 2016 [cited 2021 Jan 12]. Available from: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/09/ClarivateReport_2013-2018.pdf.

World Health Organization. Depression and other common mental disorders: global health estimates [Internet]. Geneva: WHO; 2017 [cited 2020 Nov 30]. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/254610.

World Health Organization. Global Health Estimates 2016: Deaths by cause, age, sex, by country and by region, 2000-2016 [Internet]. Geneva: WHO; 2018 [cited 2020 Nov 12]. Available from: https://www.who.int/data/gho/data/themes/mortality-and-global-health-estimates.

World Health Organization. Global status report on noncommunicable diseases 2010 [Internet]. Geneva: WHO; 2011. [cited 2020 Nov 12]. Available from: https://www.who.int/nmh/publications/ncd_report_full_en.pdf.

World Health Organization. Metrics: Disability-Adjusted Life Year (DALY) [Internet]. 2016 [cited 2020 Nov 12].Available from: https://www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/metrics_daly/en/.

Wouters P, Thelwall M, Kousha K, Waltman L, Rijcke S, Rushforth A, Franssen T. The metric tide: literature review (Supplementary Report I to the Independent Review of the Role of Metrics in Research Assessment and Management). HEFCE; 2015. doi: 10.13140/RG.2.1.5066.3520.

Yegros-Yegros A, van de Klippe W, Abad-Garcia MF, Rafols I. Exploring why global health needs are unmet by research efforts: the potential influences of geography, industry and publication incentives. Health Res Policy Syst. 2020;18:47. doi: https://doi.org/10.1186/s12961-020-00560-6.

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

1.
Gheno EM, Santin DM, Lascurain-Sánchez ML, Martins LAM, Mata LFS da, Garroni M, et al. Produção científica e doenças mais pesquisadas nos programas de pós-graduação em Ciências Biológicas no Brasil. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 13º de janeiro de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];43(1):129-52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/43954

Edição

Seção

Artigos