Levantamento de variáveis antecedentes e consequentes que favoreceram a aprendizagem e a manutenção de dificuldades interpessoais em universitários

Autores

  • Aline Camacho Universidade Estadual de Londrina
  • Edmarcia Manfredin Vila Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p47

Palavras-chave:

Dificuldades interpessoais, Análise funcional, Universitários.

Resumo

Muitas pessoas queixam-se de dificuldades em seus relacionamentos interpessoais e da ocorrência de respostas emocionais intensas. A Análise Funcional contribui para operacionalizar os comportamentos em questão, identificando suas condições antecedentes e conseqüentes, já que a análise das contingências que mantêm essas dificuldades possibilita a modificação das mesmas. Objetivou-se levantar os comportamentos que caracterizavam dificuldades interpessoais de quatro universitários e relacioná-los com as variáveis responsáveis pela aprendizagem e manutenção de tais comportamentos. Foram realizadas quatro entrevistas clínicas individuais, aplicação de Inventário e observação direta. Após a análise funcional, observaram-se dificuldades que envolviam classes de comportamentos ditos passivos e hostis. Dentre as variáveis que influenciaram a aprendizagem desses padrões, notou-se a prevalência de variáveis aversivas, extinção de comportamentos pró-sociais e ambiente pouco diversificado para a modelagem e modelação de comportamentos apropriados e de enfrentamento de situações aversivas. Em relação aos mantenedores, observou-se, de maneira bastante acentuada, a ocorrência de reforçamento negativo (fuga/esquiva de exposição social) e, também, reforçamento positivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Camacho, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do 5º ano de Graduação em Psicologia da Universi dade Estadual de Londrina.

 

Edmarcia Manfredin Vila, Universidade Estadual de Londrina

Orientadora de projeto de Iniciação Científica da primeira autora. Especialista em Psicoterapia em Análise do Comportamento e Mestre em Educação Especial. É Professora Assistente do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento do Centro de Ciências Biológicas da UEL e coordenadora do Projeto de Pesquisa “Construção de repertório interpessoal em grupo com universitários que apresentam padrões comportamentais passivos e hostis: análise dos efeitos dos procedimentos de intervenção”.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

1.
Camacho A, Vila EM. Levantamento de variáveis antecedentes e consequentes que favoreceram a aprendizagem e a manutenção de dificuldades interpessoais em universitários. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2009 [citado 21º de novembro de 2024];30(1):47-66. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/2900

Edição

Seção

Artigos