Cartilha educativa sobre diabetes: elaboração e validação de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p77Palavras-chave:
Técnica de Delphi, Diabetes mellitus, Educação em saúde, Empoderamento.Resumo
Resumo: Pacientes com Diabetes Mellitus (DM) necessitam de suporte para educação e cuidados para autogestão da doença. Este estudo teve como objetivo apresentar os resultados da construção e validação de conteúdo de uma cartilha educativa para ser utilizada em um programa de educação baseado em empoderamento dos pacientes com DM. A cartilha foi elaborada contendo os padrões necessários para autocuidado em Diabetes propostos pela Associação Americana de Educadores em Diabetes e submetida a avaliação de especialistas utilizando a técnica Delphi. Para avaliação dos especialistas, que ocorreu em duas etapas, foi utilizado um questionário online contendo 8 questões para obter um consenso superior a 80% de todos os itens que compõem o material final. Posteriormente, foi realizada uma terceira etapa em que a cartilha foi submetida a avaliação de pacientes em um estudo piloto. Participaram da primeira etapa 12 especialistas em DM e três itens não atingiram inicialmente o consenso de 80%. A cartilha foi reformulada e seis especialistas participaram da segunda etapa, em que foi obtido o consenso de 80%. Na terceira etapa, cinco pacientes contribuíram para a avaliação da versão final. A cartilha educativa apresenta boas características de validação de conteúdo para ser utilizada em um programa de educação para empoderamento de pacientes com DM e na autogestão e em cuidados da saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.