Ocorrência e caracterização de galhas em fragmento de Floresta Estacional Semidecidual em Telêmaco Borba, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n2p15Palavras-chave:
Insetos galhadores, Plantas hospedeiras, Caracterização morfológica.Resumo
Levantamentos de galhas no Paraná são escassos e a maioria dos esforços amostrais no Brasil tem se concentrado em áreas de Cerrado. Assim, o presente estudo investigou um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual da Fazenda Monte Alegre em Telêmaco Borba, com o intuito de contribuir para o conhecimento das galhas no Estado do Paraná. As coletas foram realizadas em uma trilha de 300m de comprimento e 5m de largura, através de busca ativa até dois metros de altura. Foram encontrados 41 morfotipos de galhas, dos quais treze tiveram a planta hospedeira identificada ao nível de espécie, dez ao nível de gênero, dez ao nível de família e oito morfotipos não foram identificados. Entre as famílias identificadas, Solanaceae, Asteraceae, Euphorbiaceae, Bignoniaceae, Melastomataceae e Leguminosae-Fabaceae representaram as maiores riquezas de galhas. A maioria ocorreu em folha (39%); 98,6% são entomógenas; 70,7% são glabras, e quanto à forma, a maioria foi classificada como globóide (43,9%). Quanto à forma de agrupamento das galhas nas plantas hospedeiras, 46,3% apresentaram-se de forma isolada, e 53,7% de forma agrupada. Este trabalho contribuiu para o enriquecimento do conhecimento sobre as galhas no Estado do Paraná e para o Bioma Mata Atlântica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.