Avaliação da comunidade microbiana saprofítica e funcional associada à planta carnívora Drosera latifolia (Eichler) (Droseraceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n1p3Palavras-chave:
Ecologia do Solo, Plantas Carnívoras, Ambientes Oligotróficos, DroseraResumo
A planta carnivora Drosera latifolia (Eichler) Gonella & Rivadavia (Droseraceae) coloniza solos úmidos, ácidos e de baixa fertilidade, e por isso depende de diversas estratégias para obter os nutrientes de que necessita. Além da predação, grupos funcionais de microrganismos atuam na ciclagem de carbono e nutrientes na rizosfera, mas há poucas informações sobre como essas interações ocorrem na rizosfera de Drosera. Avaliaram-se as ocorrências de bactérias heterotróficas, fungos saprofíticos, actinobactérias e pseudomonas, os quais foram correlacionados com grupos funcionais de microrganismos (celulolíticos, amilolíticos, fixadores de N e proteolíticos) na rizosfera e endorrizosfera de Drosera, coletada durante o inverno e verão, em duas localidades de ocorrência natural (Rio Verde, SP e Joaquim Murtinho, PR). Em cada local, foram amostradas cinco plantas ocorrendo sobre três tipos de substrato: musgo, solo orgânico e areia. A comunidade de bactérias heterotróficas correlacionou-se positivamente com fungos saprofíticos, fixadores de nitrogênio que usam malato como fonte de carbono e amilolíticos. Os fungos se correlacionaram positivamente com amilolíticos, celulolíticos e os dois grupos fixadores de nitrogênio (que usam malato e glicose como fonte de carbono). A correlação entre Pseudomonas e amilolíticos foi negativa, bem como entre Pseudomnas e as bactérias fixadoras de nitrogênio que usam malato como fonte de carbono. Embora a nutrição de Drosera dependa parcialmente da captura de pequenos animais, principalmente insetos, as plantas também interagem sinegisticamente com grupos funcionais de microrganismos associados à sua rizosfera, o que pode contribuir para o suprimento de nutrientes em ambientes oligotróficos, auxiliando a planta a se manter em solos de baixa fertilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.