A família e o familiar cuidador de pacientes fora de possibilidades terapêuticas: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n1p137Palavras-chave:
Família, Cuidados paliativos, Cuidado terminal, Estresse psicológico.Resumo
O presente artigo objetiva identificar o impacto das repercussões emocionais diante da impossibilidade terapêutica, relatando os sentimentos e o processo de luto vivenciados pelo núcleo familiar, considerando as publicações latino-americanas existentes sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa integrativa de literatura realizada mediante a busca de artigos existentes nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – LILACS e SciELO. Contemplaram-se artigos datados de 2003 à 2013 que abordavam as palavras-chave: família, cuidados paliativos, terminalidade e aspectos psicológicos. Foram analisadas 21 publicações existentes que demonstraram que, quando um dos indivíduos encontrara-se com uma doença fora de possibilidades terapêuticas, a necessidade de reorganização familiar fica evidente e, diante a uma enfermidade terminal, muitas vezes, um cuidador familiar se torna responsável pelo paciente, sofrendo impactos inerentes ao cuidar. Nestas condições, a família e o cuidador reagem, sofrem, enfrentam situações que afetam as suas vidas nos aspectos pessoais, emocionais, sociais e financeiros. Esses resultados enfatizam a importância da equipe de saúde voltar sua atenção aos familiares para que este período ocasione o menor número de prejuízos possíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.