Correlação entre os resultados da pesquisa de anticorpos anti-vírus linfotrópico de células T humanas tipo I (HTLV-I) obtidos pelos métodos de enzimaimunoensaio (ELISA) e Western Blot
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v20n2p11Palabras clave:
Enzimaimunoensaio, Vírus Linfotrópico de Células T Humanas tipo I (HTLV I), Westem Blot, diagnóstico laboratorial.Resumen
Os autores compararam os resultados obtidos em 5 kits comerciais de Enzimaimunoensaio (ELISA) com os obtidos pelo Western Blot (WB) para a pesquisa de anticorpos antivírus linfotrópico de células T humanas tipo I (HTL V-I). Entre as amostras de soros avaliadas no Setor de Imunologia Clínica do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, no período de abril de 1994 a junho de 1995, 30 amostras com resultado repetidamente reagente para, no mínimo, um ELISA para determinação de anticorpos anti-HTL V-I foram avaliadas pelo WB. A análise comparativa dos resultados obtidos em 5 kits comerciais de ELISA mostrou que 4 amostras (100%) eram positivas ao WB mostrando uma concordância com os resultados obtidos no ELISA. Das 19 amostras com resultados indeterminados pelo WB, 12 (63%) não mostraram concordância com, no mínimo, um resultado do ELISA, e das 7 amostras com resultados negativos pelo WB, 6 (86,0%) mostraram, no mínimo, um resultado reagente no teste de ELISA, confirmando que o ELISA é um teste de triagem com alta sensibilidade, mas baixa especificidade, apresentando grande número de resultados falso-positivos. Os dados obtidos permitiram concluir que os resultados do WB não mantêm correlação com as leituras de densidade óticas (O. O.) obtidas no teste de ELISA, cujos níveis são variáveis de acordo com a procedência do Kit utilizado e que há uma considerável diferença nas sensibilidades e especificidades dos kits comerciais disponíveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.