A monografia de curso de especialização

Autores/as

  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1986v7n1p16

Palabras clave:

Monografias, Trabalho do especialista, Habilidades de pesquisa. Aluno hetero e Aluno homo.

Resumen

Um dos critérios exigidos para se completar um curso de especialização no Brasil é a produção de uma monografia. Tal produção implica que o aluno saiba aplicar o conhecimento acumulado e as habilidades adquiridas durante o curso. Todavia, muitos problemas surgem, quando os alunos possuem graduações diferenciadas e/ou não tiveram um adequado treinamento nas técnicas de pesquisa. Para esses alunos héteros, o conteúdo do curso de especialização realmente não cumula. Para outros, cujo curso de graduação está conectado com o tópico da especialização (alunos homos) a falta de habilidades de pesquisa bloqueia a produção de uma monografia aceitável. A curta duração de um curso de especialização (360 horas) dispersa entre dez ou mais disciplinas, dificilmente pode prover qualquer cumulatividade conducente a um trabalho sério de pesquisa. Aqui, esses problemas são discutidos e são apresentadas alternativas para a monografia de curso de especialização.


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Biografía del autor/a

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Doctor of Philosophy (Ph. D.) professor no Centro de Educação Comunicação e Artes; FUEL.

Publicado

2004-07-15

Cómo citar

1.
Espírito Santo A do. A monografia de curso de especialização. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de julio de 2004 [citado 16 de febrero de 2025];7(1):16-9. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6417

Número

Sección

Artigos