Influência da adubação verde nas propriedades físicas e biológicas do solo e na produtividade da cultura de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p51Palavras-chave:
Adubos verdes, Biomassa, Biota do solo, Matéria orgânicaResumo
A adubação verde consiste na prática de uso de espécies vegetais em rotação, sucessão ou consorciação com outras culturas comerciais, objetivando melhoria, manutenção e recuperação das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Assim, objetivou-se avaliar a influência de diferentes adubos verdes nas características do solo e na produtividade da cultura de soja. O experimento foi realizado em Maringá (PR), em delineamento de blocos casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições: T1: aveia branca (Avena Sativa); T2: aveia preta (Avena strigosa), T3: guandu anão (Cajanus cajan), T4: nabo forrageiro (Raphanus sativus L.), T5: tremoço branco (Lupinus albus) e T6: testemunha (pousio). Ao final do experimento foram estabelecidas relações entre o adubo verde utilizado, à produção de soja, à produção de fitomassa, ao desenvolvimento de microrganismos e densidade aparente do solo. Os dados foram analisados em programa estatístico e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. As coberturas que propiciaram maior teor de fitomassa foram o tremoço, a aveia preta e feijão guandu. Os tratamentos que mais influenciaram o aumento de microrganismos do solo foram o tremoço, nabo forrageiro e feijão guandu. Em relação à produtividade, maiores valores encontrados foram obtidos nos tratamentos com feijão guandu, tremoço e aveia branca. Quanto à densidade aparente do solo, o tratamento com nabo forrageiro apresentou melhor resultado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.