Comportamento de ler: identificação de variáveis relacionadas com o comportamento de ler

Autores/as

  • Zeneide Soubhia Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1986v7n1p10

Palabras clave:

Variáveis, Incentivadores, Modeladores, Leitura, Comportamento aberto, Comportamento de ler.

Resumen

Estudo que aborda a leitura como um comportamento aberto. O comportamento de ler pode sofrer influências do ambiente familiar, escolar e social O estudo em foco objetiva: a) organizar tecnicamente um instrumento para detectar as variáveis interferentes no comportamento de ler; b) identificar a presença destas variáveis em estudantes de enfermagem. Os resultados mostraram a confiabilidade do instrumento e a freqüência de variáveis sociais, familiares e escolares relacionadas com o estudante de enfermagem Eles permitem, ainda, uma reflexão por parte dos professores sobre o papel que possuem como incentivadores e modeladores do comportamento de ler.


 

Biografía del autor/a

Zeneide Soubhia, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Enfermagem - U.E.L.

Publicado

2004-07-15

Cómo citar

1.
Soubhia Z. Comportamento de ler: identificação de variáveis relacionadas com o comportamento de ler. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de julio de 2004 [citado 22 de julio de 2024];7(1):10-5. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6416

Número

Sección

Artigos