Análise polínica de Linhaça Dourada (Linum usitatissimum) (Linaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp89Keywords:
Pólen, Viabilidade, LinhaçaAbstract
A linhaça (Linum usitatissimum L.) é uma semente oleaginosa com potencial de uso como biocombustível e alimento funcional. A espécie, pertence ao gênero Linum, que compreende 230 espécies distribuídas na Ásia e Américas do Sul e Norte. Este gênero é considerado complexo em virtude de sua diversidade em aspectos citológicos, morfológicos e bioquímicos. A linhaça dourada tem sido utilizada como uma opção de renda para produtores de inverno no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, já que a mesma é considerada melhor adaptada ao frio em relação à variedade marrom. Parâmetros como dados polínicos, importantes na condução de programas de melhoramento genético ainda permanecem escassos para algumas variedades da espécie. Com o intuito da ampliação do conhecimento de dados palinológicos para a variedade linhaça dourada, este estudo objetivou-se a caracterizar a presença de componentes de reserva nos grãos de pólen e a viabilidade polínica da variedade. Para a avaliação polínica, botões florais com diâmetro 0,3 cm foram previamente fixados em solução Carnoy e suas anteras foram mecanicamente maceradas com auxílio de um par de agulhas, a fim de liberar os grãos de pólen. Para a identificação da presença de amido e lipídio, grãos de pólen foram submetidos aos corantes Lugol e Sudan IV. A viabilidade polínica foi estimada através da contagem de grãos de pólen viáveis e inviáveis submetidos à solução de Alexander e ao corante Carmim 1%. Foram avaliados cinco campos de visão em cinco lâminas/corante/indivíduo. Os grãos de pólen apresentaram-se amido e lipídio positivos. Testes colorimétricos evidenciaram 97,95% e 99,46% de viabilidade polínica para a solução de Alexander e corante Carmim 1% respectivamente. Espera-se que os resultados possam contribuir para futuros programas de melhoramento, uma vez que há poucos relatos desse cunho para a variedade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.
This Journal is licensed with a license Creative Commons Assignment-NonCommercial 4.0 International.