Efeito do treinamento muscular respiratório em pacientes submetidos à colecistectomia

Autores

  • Claudiane Pedro Rodrigues Faculdade de Apucarana – FAP.
  • Nair Simone de Toledo Costa Universidade de São Paulo
  • Luiz Antonio Alves Centro Universitário Filadélfia – UniFil
  • Cristiane Golias Gonçalves Faculdade de Apucarana – FAP.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n2p137

Palavras-chave:

Colecistectomia, Treinamento muscular respiratório, Fisioterapia.

Resumo

As cirurgias abdominais altas, como as colecistectomias, tendem a evoluir no pós operatório com distúrbios ventilatórios restritivos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a evolução da força muscular inspiratória após o treinamento da musculatura respiratória, por meio do uso de aparelho com carga linear pressórica em pacientes submetidos à colecistectomia convencional. Foram estudados 10 pacientes do sexo feminino, com indicação de colecistectomia, e elas realizaram avaliação da força muscular inspiratória através da medida da Pressão Inspiratória Máxima (PImáx). Deles, seis foram avaliados no pré e pós-operatório (G1 – grupo 1) e realizaram o Treinamento Muscular Respiratório (TMR) com uso do Theshold® (2 vezes ao dia no 1º e no 2º pós-operatório utilizando 40% da PImáx), e quatro pacientes foram acompanhados no pós-operátorio como grupo controle (G2 – grupo 2). Os resultados indicam que, apesar da diminuição da PImáx no pós-operatório, houve recuperação da força muscular inspiratória já no primeiro dia de TRM, de 36,7 ± 13,7 cmH2O para 48,0 ± 13,7 cmH2O e este aumento foi estatisticamente significante (p<0,05), o que não ocorreu no grupo controle. Conclui-se que há uma redução na força muscular respiratória após colecistectomia e que o TMR foi satisfatório na melhora de força muscular respiratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiane Pedro Rodrigues, Faculdade de Apucarana – FAP.

Especialista em Fisioterapia cardiorrespiratória; professora do departamento de Fisioterapia da Faculdade de Apucarana – FAP.

Nair Simone de Toledo Costa, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências Fisiopatologia Experimental (USP); Fisioterapeuta

Luiz Antonio Alves, Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Mestre em Medicina e Ciências da Saúde, professor do Departamento de Fisioterapia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, Londrina/PR.

Cristiane Golias Gonçalves, Faculdade de Apucarana – FAP.

Especialista em Fisioterapia Respiratória ; professora do departamento de Fisioterapia da Faculdade de Apucarana – FAP.

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

1.
Rodrigues CP, Costa NS de T, Alves LA, Gonçalves CG. Efeito do treinamento muscular respiratório em pacientes submetidos à colecistectomia. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2010 [citado 26º de dezembro de 2024];31(2):137-42. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/8795

Edição

Seção

Artigos