Eficácia de um protocolo fisioterapêutico para equilíbrio em idosos institucionalizados

Autores

  • Mariane Negrão Serra dos Santos Lopes Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
  • Cintia Gomes Passerini Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
  • Cristiane de Fátima Travensolo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n2p143

Palavras-chave:

Idosos, Equilíbrio, Instituição.

Resumo

O equilíbrio consiste em manter o centro de gravidade dentro de uma base de suporte que proporcione maior estabilidade nos segmentos corporais durante situações estáticas e dinâmicas. A manutenção do equilíbrio do corpo no espaço é um fenômeno complexo que depende da integração de várias estruturas como: sistema motor, sensibilidade proprioceptiva, aparelho vestibular, visão, cerebelo dentre outros. A queda é uma das principais conseqüências da falta de equilíbrio no idoso, e a fisioterapia e a atividade física constituem ferramentas importantes para prevenir e/ou minimizar esses déficits. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de um programa fisioterapêutico para equilíbrio em idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo prospectivo de coorte, do qual participaram sete idosos institucionalizados. Foram incluídos os idosos que deambulavam sem uso de órtese e obedeciam aos comandos e os compreendiam. Foi aplicada uma avaliação inicial dos sistemas respiratório, neurológico e ortopédico e a Escala de Equilíbrio e Mobilidade de Tinetti. O protocolo de tratamento consistiu de 16 terapias, e em cada sessão foi realizado aquecimento, alongamento, fortalecimento, treino de equilíbrio, treino de marcha e relaxamento. Estas foram realizadas duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada, em um total de dois meses. Os dados foram estatisticamente avaliados por meio do teste de Wilcoxon com significância de p=0,03, os resultados obtidos mostraram melhora do equilíbrio no grupo estudado. Será sugerido que o protocolo utilizado seja implantado na instituição onde foi realizado, podendo minimizar os riscos inerentes ao déficit de equilíbrio nos idosos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariane Negrão Serra dos Santos Lopes, Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), Londrina-PR.

Cintia Gomes Passerini, Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), Londrina-PR.

Cristiane de Fátima Travensolo, Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Docente do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), Londrina-PR; Fisioterapeuta - Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória –(InCor, FMUSP).

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

1.
Lopes MNS dos S, Passerini CG, Travensolo C de F. Eficácia de um protocolo fisioterapêutico para equilíbrio em idosos institucionalizados. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2010 [citado 18º de abril de 2024];31(2):143-52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/8791

Edição

Seção

Artigos