O cuidado aos usuários com transtorno mental em tratamento com medicação de depósito: as percepções da equipe saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n1p03Palavras-chave:
Medicação de depósito, Saúde mental. Processo de trabalho, Saúde da família, Educação permanente.Resumo
A medicação de depósito vem sendo administrada em todas as unidades saúde da família de Londrina, com a finalidade de aumentar a adesão dos usuários com transtorno mental. O objetivo deste trabalho é apreender as percepções da equipe saúde da família na assistência ao usuário que faz uso da medicação de depósito. As informações foram obtidas por meio de grupo focal com estes profissionais e apreciadas por meio da análise de conteúdo. Pode-se abstrair que houve melhora do acesso depois da descentralização deste medicamento para as unidades, porém não houve consenso quanto ao aumento da autonomia dos usuários após a nova terapêutica. Quanto à desospitalização evidenciaram-se falas de preocupação quanto à socialização destas pessoas. Permearam-se falas de alienação e negação sobre a assistência prestada, assim como falas da falta de infraestrutura, recursos humanos e educação permanente. Pode-se perceber a necessidade do apoio matricial como forma de enfrentamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.