Ocorrência de ovos de helmintos em hortaliças comercializadas na cidade de Apucarana (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n1p35Palavras-chave:
Enteroparasitas, Agrião, Almeirão.Resumo
As doenças veiculadas por hortaliças representam um importante problema de saúde pública, pois estima-se que milhões de pessoas de todo o mundo estejam acometidas por parasitoses. O presente estudo teve por objetivo quantificar e identificar o índice de contaminação por ovos de helmintos em hortaliças do tipo agrião e almeirão comercializadas em quatro grandes supermercados da cidade de Apucarana (PR). Foram analisadas 128 amostras de hortaliças sendo 64 de almeirão e 64 de agrião. As hortaliças foram desfolhadas, pesadas e lavadas em solução lauril sulfato triptose a 1%. Observou-se um índice elevado de contaminação nas duas variedades estudadas, com maior prevalência no almeirão. Foram encontrados ovos de Ancylostoma sp., Ascaris sp., Diphilobotrium sp., Dipylidium sp., Hymenolepis sp., Taenia sp. e Enterobius sp. Considerando esses resultados, salienta-se a necessidade urgente de fiscalização e regulamentação oficial por parte das autoridades locais competentes, a fim de melhorar a qualidade higiênico-sanitária das hortaliças ofertadas à população e minimizar os índices de parasitoses em adultos e crianças (as mais afetadas).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.