Atividade da ácido delta-aminolevulínico-desidratase na população urbana do município de Londrina, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v20n2p73Palavras-chave:
Ácido delta-aminolevulínico desidratase, Monitorização ambiental, Chumbo, Toxicologia.Resumo
A contaminação do solo, água, ar e alimentos por metais pesados, em decorrência de processos industriais, tem atingido não somente trabalhadores, mas também a população em geral. A determinação da atividade da ácido 8 -aminolevulínico desidratase (ALA-O) é o mais sensível indicador biológico de efeito subcrítico ao chumbo. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade da ALA-O em uma amostra populacional urbana do Município de Londrina, Paraná. A população estudada foi constituída por 87 sujeitos (52 mulheres e 37 homens) selecionados a partir de uma amostra inicial de 120 voluntários, de acordo com critérios de exclusão previamente estabelecidos. Foram excluídos os indivíduos expostos ocupacionalmente ao chumbo, com exames clínico-laboratoriais alterados, obesos, hipertensos, diabéticos e fumantes, cujas residências se localizavam próximas às áreas de utilização do metal. Os valores de referência (VR) obtidos para a atividade da ALA-D foram de 21,33 -59,90 U/L, não se encontrando diferenças significativas entre os valores para a população masculina e feminina. Estes resultados se mostraram semelhantes aos descritos em outros trabalhos, que também utilizaram amostras populacionais e mesma metodologia analítica. A padronização do uso de bioindicadores para a monítorização das populações expostas a poluentes ambientais, representa uma das medidas mais úteis para o diagnóstico precoce e prevenção das intoxicações por chumbo em áreas urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.